segunda-feira, 27 de abril de 2015

CUFA Araguari Firma Convênio Com a Prefeitura Para Realizar Projeto Ruas Cultura e Movimento

Da esquerda pra direita:Vereador Paulo do Vale, autor da emenda; Maluh Pereira, Diretora Presidente da CUFA Araguari; Vereador Giuliano Tibá, Presidente da Câmara; Prefeito Raul Belém e Carmem Valente, Presidente da Fundação Cultural 


A Liga Desportiva Cultural Afrikpoeira, foi fundada em Araguari em 1992, como Associação Cultural Afrikpoeira, na época funcionava em uma sala cedida na Rua Marciano Santos e a finalidade principal era a difusão da capoeira na cidade. Em junho de 1995, conquistou personalidade jurídica; em 98, Utilidade Pública Municipal e em 99, Estadual. Com a personalidade jurídica as finalidades além da difusão da capoeira, passaram a ser a divulgação da cultura negra, surgindo assim o tradicional Desfile Beleza Negra, que acontece ininterruptamente desde 1995 vindo somar mais adiante o Premio Destaque Negro, concedido a pessoas negras que se destacam em área de atividade ou a entidades que prestam papel relevante para a comunidade. Num momento em que as brigas de gangues ligavam as lanternas apocalípticas da desordem, foi criado o Campeonato Aberto de Capoeira - Torneio Feliz Cidade, que durou 13 anos. Crianças e jovens atendidos pelo Projeto Cultural Afrikpoeira, que ministra aulas gratuitas de capoeira até hoje, desde a fundação da entidade, hoje são pais que inclusive confiam seus filhos aos cuidados do projeto e se tornaram homens de bens, assimilados pela sociedade.
Em 2009, a entidade passou a representar a CUFA - Central Única de Favelas, na cidade; uma ONG do Rio de Janeiro, presente em 300 cidades no Brasil e mais 16 países fora dele e desde então o leque de atuação se espalhou para áreas de educação, meio ambiente, ação social, saúde, cultura, esporte e o empreendedorismo tendo como linha de atuação o protagonismo juvenil. A CUFA tem com a TV Globo uma parceria institucional que se estende ás suas afiliadas, fazendo da TV Integração a nível regional uma grande parceira na divulgação das ações realizadas e da Prefeitura Municipal, uma produtiva parceira na realização dessas ações. Em 23 anos de atividades, nunca houve interesse de repasse de subvenção, por parte das autoridades locais e após uma reunião realizada com o Prefeito Raul Belém, que se sensibilizou com a proposição e colocou a equipe a disposição, culminando neste dia 28 de abril, com a sacralização do ato de assinatura do convênio.
A proposta é realizar 6(seis) edições do Projeto Ruas Cultura e Movimento, em diferentes locais da cidade intercambiando culturas e propiciando a população o acesso a lazer, serviços e produtos da CUFA, da Prefeitura e de diversos parceiros numa corrente positiva de ocupação de espaços vazios como plano de paz social e comunitária. Trabalharão na equipe de produção 25 pessoas; jovens egressos das oficinas oferecidas gratuitamente pela CUFA e que através do projeto terão acesso á renda temporária pelos serviços prestados, além de outros tantos artistas, desportistas e universitários; uns voluntários, outros contratados, todos imbuídos no melhor propósito do bem comum.
Que a iniciativa, primeira; não seja estanque, mas que se perpetue nos anos posteriores, possibilitando assim o terceiro setor estender braços aonde o poder público tenha dificuldades de chegar, tornando a nossa querida cidade, mais alegre, promissora e feliz de se viver.






Mais fotos no link: https://www.facebook.com/zulu.cufaaraguari/media_set?set=a.883017685091904.1073741972.100001510439217&type=1


Nenhum comentário:

Postar um comentário