A Central Única das Favelas, é uma entidade não Governamental que visa a integração social através da Cultura, do Esporte, da Educação e do Lazer, vem se destacando nos espaços como uma das maiores Redes de Diversidade Sócio Cultural, existente no País há 20 anos foi fundada por jovens das periferias do Rio de Janeiro tendo como um dos fundadores MV Bill.
quarta-feira, 19 de abril de 2017
Aconteceu ontem na sede da CUFA Araguari, mais uma oficina da parceria entre a entidade e o CONAFRO - Coletivo Negro Afrontação, chamada: "Quem vê cara, não vê..." sobre prevenção ás DST/AIDS e métodos anticoncepcionais. A oficina foi ministrada pelas estudante de medicina do IMEPAC e integrantes do CONAFRO Raquel e Mariana Prado. Os alunos das oficinas da CUFA puderam receber informações sobre o assunto, tirar dúvidas e ainda de maneira divertida e didática verificar o q aprenderam sobre o assunto com o jogo "verdade ou mentira". Estatisticamente a juventude negra é a mais afetada por estes tipos de patologia - DST.
O último Boletim Epidemiológico de Aids, HIV, DST, Hepatites B e C do município de São Paulo, que conta com dados até o ano de 2010, observou um avanço da epidemia entre a população negra. Para cada grupo de 100 mil habitantes, foram diagnosticados 39,7 casos de aids entre pessoas da raça negra em 2010, contra 18 casos em brancos.
No cenário nacional, a situação não é muito diferente. Um dado que chama atenção é a alta mortalidade dessa população em decorrência do HIV/aids. Embora os casos de aids notificados entre a população negra sejam menores do que entre a população branca, os negros morrem mais em decorrência da doença. Responsáveis por 9,8% dos novos casos de 2011, a mortalidade no mesmo ano ficou em 12,8% para os homens e 15,6% para as mulheres afrodescendentes. Nota-se também que este índice vem crescendo desde o ano 2000.
"Foi uma aula muito proveitosa e participativa, com certeza era visivel que os participantes assimilaram o conhecimento ministrado, com certeza viremos mais vezes, convidadas ou não rsrsrs" disse Mariana Prado, uma das ministrantes.
Mais fotos, podem ser acessadas na Página do FACEBOOK: Negros e Negras de Araguari, https://www.facebook.com/negrosenegrasdearaguari/?pnref=story
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário