quarta-feira, 19 de abril de 2017


Aconteceu ontem na sede da CUFA Araguari, mais uma oficina da parceria entre a entidade e o CONAFRO - Coletivo Negro Afrontação, chamada: "Quem vê cara, não vê..." sobre prevenção ás DST/AIDS e métodos anticoncepcionais. A oficina foi ministrada pelas estudante de medicina do IMEPAC e integrantes do CONAFRO Raquel e Mariana Prado. Os alunos das oficinas da CUFA puderam receber informações sobre o assunto, tirar dúvidas e ainda de maneira divertida e didática verificar o q aprenderam sobre o assunto com o jogo "verdade ou mentira". Estatisticamente a juventude negra é a mais afetada por estes tipos de patologia - DST.
O último Boletim Epidemiológico de Aids, HIV, DST, Hepatites B e C do município de São Paulo, que conta com dados até o ano de 2010, observou um avanço da epidemia entre a população negra. Para cada grupo de 100 mil habitantes, foram diagnosticados 39,7 casos de aids entre pessoas da raça negra em 2010, contra 18 casos em brancos.
No cenário nacional, a situação não é muito diferente. Um dado que chama atenção é a alta mortalidade dessa população em decorrência do HIV/aids. Embora os casos de aids notificados entre a população negra sejam menores do que entre a população branca, os negros morrem mais em decorrência da doença. Responsáveis por 9,8% dos novos casos de 2011, a mortalidade no mesmo ano ficou em 12,8% para os homens e 15,6% para as mulheres afrodescendentes. Nota-se também que este índice vem crescendo desde o ano 2000.
"Foi uma aula muito proveitosa e participativa, com certeza era visivel que os participantes assimilaram o conhecimento ministrado, com certeza viremos mais vezes, convidadas ou não rsrsrs"  disse Mariana Prado, uma das ministrantes.

Mais fotos, podem ser acessadas na Página do FACEBOOK: Negros e Negras de Araguari, https://www.facebook.com/negrosenegrasdearaguari/?pnref=story 

Nenhum comentário:

Postar um comentário