terça-feira, 18 de abril de 2017

Secretário Executivo do MINC Visita Araguari

Maluh Pereira e Zulu, Diretora. Pres. e Coord. Geral da CUFA Araguari; João Andrade, Sec. Exec. do MINC; Bruno Kesseler, Presidente da CUFA DF e Willian Cândido, Capitão do Congo Libertação e futuro Coordenador Geral da CUFA Ituiutaba/MG

Aconteceu no último dia 06 de abril, no Ministério da Cultura uma reunião entre a CUFA - Central Única de Favelas, ANCEABRA - Associação Nacional de Empresários e Empreendedores Afro Brasileiros, Congadeiros de varios ternos do Triangulo Mineiro e Sudeste Goiano, UFG - Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão e o Secretário Executivo do Ministério da Cultura, Sr. João Andrade. Foram apresentados vários projetos e foram acatados, um da CUFA Araguari e um da UFG/Campus Catalão. Na oportunidade, após explanação empolgada do que seria o congado, pelos vários capitães presentes o Secretário João Andrade manifestou interesse em visitar a região para conhecer o congado. "Que isso, voces colocaram o congado pra mim de uma forma tão mágica, que agora eu quero conhecer pessoalmente, ainda mais eu que sou profissional da sétima arte né, o cinema rsrsrs" .
No dia 30 de abril, as 10:00h da manhã, a CUFA em parceria com a FAEC, a UFG/Catalão e a ANCEABRA, recebem em Araguari o Secretário Executivo do Ministério da Cultura João Andrade, uma Diretorra da Fundação Cultural Palmares e uma diretora do IPHAN - Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A recepção será na Associação de Moradores do Bairro Paraíso, a abertura será por conta do Congo Mirim Filhos da Luz, da cidade de Ituiutaba/MG e após a composição da mesa e a fala das autoridades, o Secretário e as diretoras farão um momento a parte para ouvir as demandas do setor cultural da região.
"Ja temos a confirmação de presença de mais de 10 secretarias e fundações culturais da região, além de grande público do setor de cultura popular. Sabemos que a demanda é grande no setor e com certeza a mobilização será grande para a reunião", disse Zulu, coordenador geral da CUFA Araguari e um dos responsáveis pela vinda do Secretário na região.
Na oportunidade será anunciado o projeto "Congado Mirim Transformarte", aprovado na Lei Rouanet e em vias de captação e o Projeto Congado e Ancestralidade - Ampliando olhares  de readequação á novos horizontes, apresentado pela CUFA na reunião do dia 06 e aprovado pelo MINC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário