quarta-feira, 5 de abril de 2017

CUFA Araguari e Congados do Triangulo Mineiro e Sudoeste Goiano, se Reúnem com Secretário Executivo do Ministério da Cultura

Capitão Zulu, palestrando em Nova York/EUA
Acontece amanhã(06/04), em Brasília/DF, as 10:00h da manhã, uma reunião entre integrantes das CUFAs de Araguari, Patrocínio e Brasília; congadeiros de Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Patrocínio, Araguari(MG) e Catalão, Ouvidor e Goiandira(GO) e o Secretário Executivo do Ministério da Cultura. O assunto em pauta é a realização do Projeto CONGADO E ANCESTRALIDADE - Ampliando Olhares  de Readequação á Novos Horizontes, proposto pela CUFA Araguari, em parceria com a UFG/Campus Catalão e a ANCEABRA - Associação Nacional de Empresários e Empreendedores Afro Brasileiros. A proposta do projeto é propiciar capacitação dos congadeiros da região, sobre a Lei 13.099/14, que institui o Marco Regulatório do Terceiro Setor.
"Como não existe uma federação de congados na região e a CUFA está presente em quase todas as cidades atendidas, estamos propondo esse projeto, buscando meios de capacitar as entidades de cultura tradicionais da região, para que não percam o apoio financeiro do poder público, aos seus projetos", diz Zulu, articulador social, capitão de congado e Coordenador Geral da CUFA Araguari.
Participam como parceiros do projeto na reunião, a Professora Maria Helena de Paula, Coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFG/Campus Catalão; e João Bosco Borba, Presidente da ANCEABRA.

Ministro da Cultura Roberto Freire e o Secertário Executivo da pasta João Batista de Andrade
Política, cinema e literatura. Em geral, juntas. As três marcam a carreira do mineiro de Ituiutaba João Batista Moraes de Andrade que também tem sólida formação acadêmica, sendo doutor em Comunicações pela USP (Universidade de São Paulo), onde também lecionou.
Foi secretário de Cultura do estado de São Paulo, onde criou a Lei da Cultura estadual. Antes de vir para o MinC, presidiu o Memorial da América Latina (SP). 
Militante do antigo partidão, o Partido Comunista do Brasil, Batista começou sua carreira de cineasta quando era ainda estudante de Engenharia, na Escola Politécnica de Universidade de São Paulo. Durante e depois da ditadura militar, escreveu e produziu curtas, médias e longas-metragens. Entre eles, destacam-se "Liberdade de Imprensa"(1966/67); "Doramundo" (1978), "O Homem que Virou Suco" (1980), "A Próxima Vítima" (1983), "O País dos Tenentes" (1987) e "O Tronco" (1999).
Trabalhou como repórter na TV Cultura, ao lado de Fernando Pacheco e Vladmir Herzog, na primeira metade da década de 1970. Sobre a vida do seu editor e amigo, veio a elaborar o documentário Vlado - 30 Anos Depois (2005). Também produziu reportagens especiais para Rede Globo. 
Criou a Raiz Produções Cinematográficas, foi sócio fundador do Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam), Organização não-governamental de produção audiovisual em Goiás, e do Cinemar -Instituto do Homem, Audiovisual e Meio Ambiente, em São Paulo. 
Seu aclamado documentário "Wilsinho Galiléia" foi censurado pela ditadura e exibido depois de mais de 20 anos na televisão.  Escreveu livros, peça de teatro e recebeu vários prêmios nacionais e internacionais como os Kikitos (do Festival de Gramado - RS) de melhor filme e melhor diretor com "Doramundo"; e de melhor roteiro por "O Homem que Virou Suco", que também ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Moscou. "O país dos tenentes" ganhou o Festival do Rio em 1988 e foi também premiado no Festival de Brasília; "O Tronco" foi escolhido Melhor Filme pela Comissão das Comemorações dos 500 anos de Brasil (Festival de Brasília). Recebeu ainda o Prêmio Especial do Júri Internacional, FEST-RIO/1986 e Prêmio OCIC Internacional de melhor filme com o documentário "Céu Aberto", sobre a morte de Tancredo Neves e, em 2010, foi o grande homenageado no festival latino-americano de cinema (Memorial da América Latina).
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário