quinta-feira, 17 de agosto de 2017

CUFA Araguari irá Produzir o Encontro de Coroas de Congado de Araguari, Uberlândia e Catalão


O congado é um folguedo folclórico de formação afro brasileira, em que se destacam as tradições históricas usos e costumes de Angola, Moçambique e do Congo, com influências ibéricas. Segundo Câmara Cascudo no Dicionário do Folclore Brasileiro, a dança lembra a coroação do Rei de Congo e da Rainha Ginga, de Angola, com a presença da corte e de seus vassalos. É um ato que reúne  elementos temáticos africanos e ibéricos, cuja difusão vem do século XVII. Considerado patrimônio imaterial de Minas Gerais está presente em todos os rincões do Estado. Em Araguari, seu início remonta aos anos iniciais do século passado portanto existe a mais de 100 anos expressando a fé e a religiosidade dos povos de influência africana. 
Foi apresentado ano passado para o edital do Fundo Estadual de Cultura, em nome da Associação de Congados da cidade, o Projeto Encontro de Coroas de Congado de Araguari, Uberlândia e Catalão e o mesmo foi, após readequado, aprovado sob com o protocolo 474/01/2016 e irá acontecer de 24 a 27 de agosto, nas dependências da Associação dos Ferroviários de Araguari - AFA, com realização da Associação Promocional de Congados Moçambiques e Catupés, produção da CUFA e apoio da FAEC, TV Integração e Secretaria Estadual de Cultura, através do fomento do Fundo Estadual de Cultura - FEC.
"Aqui na região do Triângulo Mineiro e Sudoeste Goiano, temos as três maiores festas acontecendo todas num mesmo dia, nas cidades mineiras de Araguari e Uberlândia e na Cidade Goiana de Catalão, o que impossibilita que os ternos que compõe essas irmandades se encontrem, por estarem festejando simultaneamente. Assim a idéia de realizar o encontro, surgiu exatamente para possibilitar com que as pessoas que compõe os ternos de congados dessas irmandades pudessem se encontrar, interagir, conversar e buscar juntos novas alternativas de melhoria do que já fazem a séculos, considerando peculiaridades locais, confrontar realidades, trocar idéias e buscar o crescimento em rede. Irmanarrrr, essa era a idéia" diz Zulu, Coordenador Geral da CUFA e elaborador do projeto.
O encontro consta de levantamento do mastro na quinta feira, além da coroação dos festeiros e várias ações voltadas para a participação sadia da juventude, como a roda de conversa: "Juventude no Congado - Respeito á Ancestralidade com Visão de Futuro", onde serão abordados vários temas sobre a participação dos jovens no congado, com participação especial do Terno Nossa Senhora da Guia, que é composto apenas por mulheres, com uma fala específica sobre o recorte de gênero.
Na quinta feira, primeiro dia do evento, o show de animação do evento fica por conta da banda Nigth Samba, que promete levar para o palco músicas consagradas do samba. No sábado haverá duas palestras para capacitação de interessados em: "Gestão de Entidades" e "História do Congado", ambas com emissão de certificado de participação, caso seja solicitado. Após as palestras haverá show com Marcelo Taynara, Sapo Bugre e os Kabbar e a noite finaliza com um flash back com ritmos dos anos 80 e 90. No domingo a programação se inicia por volta das nove da manhã e segue até após o almoço. Estão confirmados seis ternos de congados de Araguari, dois de Catalão/GO e outros dois da cidade de Uberlândia. O almoço gratuito será restrito aos soldados dos ternos participantes, além de regado a muito samba com o grupo "Roda de Amigos", além do DJ Hugo MTX. Para quem não faz farte de algum terno e que quiser a comodidade de almoçar no local do evento,  serão servidas refeições no valor de R$10,00 além de poderem contar um bar suporte, montado para apoio.

Marcelo Taynara



O cantor, compositor, arranjador e instrumentista, Marcelo Taynara, nasceu em Conceição das Alagoas, Minas Gerais. Autodidata, iniciou-se na música aos dez anos de idade, tocando bateria e cantando em bandas de bailes, viajando por grande parte do Brasil e da América Latina. Suas composições trazem os elementos de sua descendência negra e indígena, a influência do clube da esquina, do Congado e as diversas tendências da música contemporânea. Suas raízes são representadas também em imitações, com efeitos vocais de pássaros, cachoeiras bichos silvestres e outros sons da natureza e de percussão, o que se tornou uma marca peculiar do artista. Suas musicas são simples, ternas e cuidadosamente elaboradas, ressaltando a pureza das intenções e a urgência de se adotar o sentimento como bússola da vida. Mudou-se para Uberaba no ano de 1989 e após vários trabalhos em bares e estúdios, Taynara lançou seu primeiro CD: “A COR DE MINAS”  (Agosto de2000). Em Belo Horizonte, apresentou-se no programa Arrumação, de Saulo Laranjeira exibido na TV. Alterosa, SBT. Em São Paulo, apresentou-se no programa Flasch, de Amauri Junior, na TV Bandeirantes. Depois de excursões com o show: A Cor de Minas, Marcelo Taynara  participou de vários laboratórios de percussão e em 2001 lançou seu segundo CD: “SETE COLINAS”, em parceria com o violonista Sérgio Ramos.  Taynara  transferiu--se para Belo Horizonte, onde residiu por cinco anos e dividiu palcos com vários artistas mineiros, destacando-se na abertura da Eco Latina 2001, ao lado de Dércio Marques, Daniela Lasalvia e Kátya Teixeira, no palco do Minas Centro. Participou de vários festivais pelo Brasil. Dentre eles, o da Conexão Telemig Celular de Música ao lado do Duo Mel. Atuou como ator e cantor na peça Natividade da Trupe Fábrica dos Sonhos, na Praça do Papa (BH). Ainda em Belo Horizonte(2005), Taynara lançou o seu terceiro CD: "PILÃO MARCADO", gravado  em estúdio, onde contou com as participações especiais de Saulo Laranjeira, Paulinho Pedra Azul, EmilioVicttor, Dercio Marques, Denílson Mabuzzy, Léo Diniz e o guitarrista de jazz  norte americano:  Ralph Pritikin Warren. Marcelo Taynara voltou para Uberaba  onde em 2008 gravou o seu quarto CD  sob o título: "PILÃO MARCADO AO VIVO", gravado no Teatro Sesiminas e só publicado em 2010. Atuou no filme: Entidades(2009), do diretor Fábio Ramalho.  Taynara fez um personagem chamado: Sertão. Foi argumentista do documentário: Os Tambores De Treze De Maio, de Tobias Ferraz.  Algumas de suas músicas fizeram parte da trilha sonora do premiado documentário: Vila Dos Operários, de Michelle Parron e Marília Cândido.  Em 18 de novembro de 2011, Marcelo Taynara  gravou seu primeiro DVD: “CANTOS E CONGOS”(lançado em 2012),  ao vivo no Teatro Da Assembléia Legislativa de Minas Gerais , em Belo Horizonte. Atualmente( 2014),  Taynara está lançando seu quinto CD: ”PRETINHA”(gravado em 2013) e seu segundo DVD: “PILÃO MARCADO”(gravado em 2008 e publicado em outubro de 2013) .



Segue abaixo a programação completa do evento, para quem quiser conferir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário