A CUFA, a Frente Parlamentar Das Favelas e a Frente Nacional Antirracista realizam Conferências Estaduais das Favelas em preparação para o G20 e anunciam iniciativa climática "Favela 30"
No dia 24 de agosto de 2024, a Central Única das Favelas (CUFA), a frente parlamentar das favelas e a Frente Nacional Antirracista mobilizarão milhares de pessoas em uma série de conferências estaduais das favelas em todo o Brasil. Esta mobilização faz parte de um esforço nacional que começou com conferências em mais de 3 mil favelas e agora avança para sua fase estadual, cujo objetivo é reunir conteúdos e propostas para serem apresentados na próxima cúpula do G20, no Rio De Janeiro.
Este momento marca um passo crucial para a amplificação das vozes das favelas, com a participação direta dos moradores das favelas na construção de uma agenda social e econômica para o país. A união entre a CUFA, a Frente parlamentar das favelas e a Frente Nacional Antirracista reforça o compromisso em enfrentar desafios estruturais e propor soluções a partir da perspectiva da favela.
Além das conferências, a CUFA e seus parceiros anunciarão no mesmo dia a iniciativa "Favela 30", que será uma contribuição significativa das favelas para a agenda climática de 2025. O movimento não ficará apenas no Brasil , mas nos 41 países onde a cufa tem escritório. O “Favela 30 “ visa destacar o papel central que as comunidades periféricas (Favelas ) podem desempenhar no enfrentamento das mudanças climáticas e na construção de um futuro sustentável. A "Favela 30" será lançada oficialmente em 2025, com a conferência sediada no estado do Pará.
O evento promete ser um marco na luta por justiça social e climática, evidenciando a potência transformadora das favelas no Brasil e sua relevância global.
Sobre o “G20 - Favelas”
Serviço: Conferência Estadual de Favelas de Minas Gerais
Data: 24 de agosto de 2024
Local: CUFA Belo Horizonte
Propostas a Serem Votadas no Eixos Temáticos
1) 1) Redução das Desigualdades
* Equilibrar o sistema tributário.
* Promover a oferta de trabalho e incentivar o empreendedorismo.
* Investir
em Saúde e Educação.
1) 2) Sustentabilidade
* Incentivar a economia e a boa utilização da água potável;
* Incentivar a preferência por consumir produtos biodegradáveis;
* Incentivar o processo de reciclagem do lixo e a criação de cooperativas de reciclagem;
3) Direitos humanos, raça e gênero
· * Combater e criar formas de enfrentamento contra o racismo, sexismo, homofobia e a intolerância religiosa
· * Cobrar do estado projeto político-pedagógico de sensibilização para a cidadania e direitos humanos aplicado a força policial
· * Criar serviço telefônico gratuito (0800) para informações e denúncias a respeito de direitos humanos.
4) Desafios globais enfrentados pelas favelas e periferias.
· * Promover o desenvolvimento econômico
* Cobrar políticas públicas de acesso a serviços básicos
* Buscar políticas públicas de melhoria habitacionais e acessibilidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário