quarta-feira, 18 de setembro de 2024

FINAL DA 2ª TAÇA DAS FAVELAS TRIÂNGULO TERÁ O CONFRONTO ENTRE NOVO TEMPO X GAMELEIRA

Finalista Gameleira, da Cidade de Estrela do Sul

Finalista Novo Tempo, da Cidade de Ituiutaba



A Taça das Favelas é o maior campeonato de futebol entre favelas do mundo. O torneio realizado pela Central Única das Favelas (CUFA), foi disputado pela primeira vez em 2012, no Rio de Janeiro, completando 10 anos, em 2022.

Ainda em 2022, foi realizado mais um grande sonho da CUFA que foi o acontecimento da primeira edição da Taça das Favelas Nacional, o Favelão 2022, que teve as suas grandes finais em novembro, na Arena Barueri, com transmissão ao vivo em TV aberta.

Como a Taça não é só futebol e sim um fator de integração social, a organização do campeonato oferece, antes do início dos jogos, em todos os estados que recebem o projeto, workshops sociais para jogadores e técnicos, que vão desde cuidado com a alimentação até educação financeira.

O volante Patrick de Paula jogou a Taça das Favelas Rio pelo Complexo Santa Margarida, foi revelado se profissionalizou no Palmeiras, onde fez o gol do título do Paulista de 2020, na disputa de pênaltis, contra o Corinthians. Ele jogou a edição carioca do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo nos anos de 2015, 2016 e 2017.

Em março de 2022, o jovem foi adquirido pelo Botafogo, por valor de mais de R$ 30 milhões, por 50% dos seus direitos econômicos. Tornando-se, assim, a contratação mais cara da história do Glorioso de General Severiano.

Além de Patrick, a Taça revelou nomes como o atacante Matheus Alessandro, que se profissionalizou no Fluminense. Ele jogou a edição de 2012 pela Vila Vintém. O meia Allan Victor, que foi vice-campeão da Taça das Favelas Rio 2016 atuando pelo Muquiço, jogou a Quarta Divisão do Campeonato Espanhol pelo Moraña CF, clube da região da Galícia, que garantiu o acesso para a Terceira Divisão da Espanha na temporada que vem, com o ex-jogador do Muquiço sendo peça fundamental na campanha vitoriosa. E a campeã da Taça das Favelas São Paulo pelo Complexo da Casa Verde, Karol Mineira, que está no América Mineiro.


Araguari recebeu autorização para ser sede regional da Taça em 2019, através de Mestre Zulu, Coordenador Geral da base local da Instituição. Teve a primeira edição em 2022, executada com recursos de emenda parlamentar alocadas pelo Deputado Federal Zé Vítor, e os times no feminino o Alvorada e masculino do Complexo Esperança  da Cidade de Patos de Minas sagraram-se os grandes campeões.


                                                           

Esse ano, na sua segunda edição, a competição tem a realização da CUFA, em parceria com a Prefeitura Municipal de Araguari através da FAEC e da FAMEP, da Associação Mutirão, do Mandato da Deputada Estadual Andréia de Jesus e da TV Integração. Se inscreveram comunidades das cidades de Ituiutaba, Uberlândia, Estrela do Sul, Patrocínio, São João Del Rey e Nova Ponte, com as chaves compostas por 8(oito) times masculinos e 5(cinco) times femininos. A modalidade feminina teve como ganhadores, em 3° lugar: Nova Ponte; em 2° lugar, a favela Santa Cruz, da Cidade de São João Del Rey; e em 1° lugar ficou a favela Serra Negra, da cidade de Patrocínio. Neste próximo domingo acontece as finais masculinas, que já tem o time da Favela Tejuco, da Cidade de São João Del Rey como 3° lugar. A disputa de campeão e vice se dará entre as favelas Novo Tempo, da Cidade de Ituiutaba e Gameleira, distrito da Cidade de Estrela do Sul. O confronto final será a partir das 15:00 horas, na Arena Waldemar Inácio, em Araguari 


"Esperamos um jogo firme, porque são dois times fortes, mas ao mesmo tempo respeitoso, tendo em vista a boa trajetória dos dois times durante a competição. Finalizamos a segunda edição neste domingo, mas ja estamos planejando a competição de 2025, passando a Taça das Favelas Triângulo a figurar dentro do calendário anual de atividades esportivas do nosso município" finaliza Mestre Zulu, organizador da competição.



Um comentário: