segunda-feira, 23 de setembro de 2024

GAMELEIRA É O GRANDE CAMPEÃO DA TAÇA DAS FAVELAS 2024

 

 Gameleira, campeão da Taça das Favelas Triângulo 2024


Neste ultimo domingo(22/09) aconteceu a grande final da Taça das favelas Triângulo. O evento, realizado pela Central Única de Favelas - CUFA,  em parceria com a Prefeitura Municipal de Araguari, Fundação Municipal de Esportes e Paradesportos, Fundação Araguarina de Educação e Cultura, Associação Mutirão, Mandato da Deputada Andréia de Jesus e TV Integração iniciou dois meses antes, com o lançamento no Palácio dos Ferroviários. 

"Por ter uma dinâmica própria, a Taça das Favelas tem todo um rito que precisa ser cumprido, iniciando com a inscrição das comunidades, seguido da inscrição dos atletas, dia de peneira(nesse dia palestras são ministradas em todos os locais de peneiras, visando a formação e informação dos jovens), validação dos atletas peneirados, sorteio das chaves, fase de grupos e o ápice da competição, culminando com a grande final" esclarece Zulu, organizador da competição na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Dois times estreantes na competição foram invictos pra final, sendo Gameleira, da Cidade de Estrela do Sul e  Novo Tempo, da Cidade de Ituiutaba, no pontal do Triângulo. Expectativas de sucesso e insucesso são estados psicológicos que podem divergir num mesmo atleta dentro de uma situação real de jogo, ainda que de atleta para atleta de uma mesma equipe e perante a mesma situação alterando sobremaneira o nível de ansiedade. Dependem, também, fundamentalmente do tipo de objetivos estabelecidos para cada atleta, para cada tarefa e da percepção de cada um deles acerca do grau de realização desses objetivos (MARTENS, 2001). Em campo, com transmissão ao vivo pelas lentes e câmeras da equipe da Web TVV era visível nos semblantes dos contendores a expectativa positiva de se confrontar numa grande final. Uma grande quantidade de profissionais destacados para várias atividades em campo, uma torcida de pais, amigos e admiradores dos atletas compunham o cenário de combate, onde jovens adolescentes remanescentes de comunidade, sonhavam a glória do troféu de 1º lugar.

Ao final, por 2x1 o Gameleira sagrou-se campeão da 2ª Taça das Favelas Triângulo e recebeu das mãos da Deputada Andréia de Jesus que veio de Ribeirão das Neves, sua cidade natal, para prestigiar a competição; do presidente da FAMEP, André Madonna e da representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Sra. Dayse Afonso a premiação de 1º lugar. O time Novo Tempo também recebeu a premiação de Vice campeão e na oportunidade também foi entregue a premiação de 1º lugar feminino para  a representante do Serra Negra, da cidade de Patrocínio.

"Para o próximo ano, temos projeto aprovado na Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e pretendemos realizar a competição no mês de março, com a possibilidade de caso tenhamos potenciais patrocinadores, de conseguir peneirar e enviar um time para Belo Horizonte, para competir a Taça das Favelas Minas Gerais. O ponto importante que potencializa a nossa competição, é o atleta Kauan, do time Novo tempo, ter sido peneirado para compor a Seleção Mineira de Favelas, que disputará o Favelão, visibilizando ainda mais a nossa taça e a nossa região. Só feed back positivo e gratidão é a palavra que nos define nesse momento" finalizou a Presidente da CUFA Araguari, Maluh Pereira.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário