segunda-feira, 12 de abril de 2010

Araguari Cria Núcleo Capocufa


Os primórdios da capoeira, datam de mais de 300 anos. Criada no Brasil, durante o periodo escravocrata pelo desejo de libertação do negro escravo; fez do corpo, arma e do berimbau, alimento-música da alma dos seus praticantes. Sobreviveu ao decreto presidencial 487, de 11 de outubro 1899, que determinava que a partir daquela data, qualquer capoeirista que fosse pego praticando, ensinando ou aprendendo a nobre arte, seria preso e desterrado pra Ilha de Fernado de Noronha. Fez heróis Besouro Preto, Manduca da Praia e Nascimento Grande e ressurge na década de 30, nos mocambos do Recife, nos morros do Rio de janeiro, nas ladeiras de Salvador e dali para o mundo. Hoje, presente em mais de 70 países, é a maior embaixatriz do Brasil no exterior, onde para a prática é obrigatória o uso da lingua mãe, o português falado no Brasil, para pronúncia das ladainhas. Com cinco milhões de praticantes no Brasil, só perde para o futebol em números.
Em Araguari, teve seus primeiros praticantes na década de 70, com o lendário Mestre Caboclo, que negativamente projetou-á como nódoa no seio da sociedade araguarina e ainda hoje tem seu nome escrito nas paredes da cadeia pública, onde ia e voltava com certa facilidade, em decorrência da marginalidade vivida o que o levou a morte á facadas, por problemas familiares. Vindo de Goiânia, Mestre Moreno, da mesma escola porém com uma visão mais centrada continua o trabalho do antecessor e paralelo ainda temos informação de outros como Mestres: Capitão, Raposa e Curió. Dessa geração, apesar de todos vivos, ninguém está em atividade. A continuidade do trabalho deu-se com um grande aluno do Mestre Moreno, que hoje é o Coordenador da CUFA Araguari, Mestre Zulu. Formado em outubro de 1997, pela Associação Brasileira de Capoeira foi quem alavancou a capoeira na cidade, colocou-a como modalidade competitiva nos JIMIs-Jogos do Interior de Minas, participou ativamente da realização dos dois congressos brasileiros e hoje participa da campanha nacional de valorização e regulamentação da profissão do professor de capoeira. Em decorrência das múltiplas atividades á frente da CUFA Araguari, seu aluno Professor Zorro, é quem coordena hoje suas aulas de capoeira e consequentemente o núcleo capocufa na cidade.
Neste último sábado(10/04), aconteceu mais uma roda do mercado municipal e o diferencial foi que a já tradicional roda que encantou e encanta várias gerações de jovens capoeira, por entendimento de todos os seus participantes, passou a denominar-se Roda da Capocufa num dia de muita festa e alegria pra capoeira na cidade. Estiveram presentes vários grupos e seus dirigentes como: Mestre Paturi, Professor Chaminé; Intrutores Meio Kilo, Raça, Gafanhoto(Monte Alegre de Minas), Princesa, Pedra do Mar, Sossêgo entre outros graduados.

Professor Zorro e Mestre Paturi na roda da capocufa


Coordenadores da CUFA Araguari, prestigiando o evento. Da esquerda pra direita: Elbson, coordenador do núcleo LGBTT; Danilo, coordenador cultural e Professor Zorro, coordenador do capocufa.

Mais fotos podem ser conferidas no Orkut http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=10774467201436017404&aid=1271016946

Nenhum comentário:

Postar um comentário