segunda-feira, 12 de abril de 2010

Núcleo LGBTT da CUFA Araguari, Promove Festa, Visando Respeito á Diversidade

"Art.5o – Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes (...)".

Prevê a Carta Magna Brasileira, que todos os homens são iguais perante a lei, porém devido ao preconceito, isso nem sempre se aplica á Comunidade LGBTT que tem seus direitos desrespeitados cotidianamente no Brasil. Muito tem-se feito, porém ainda caminha-se a passos lentos quando o assunto é reconhecimento dos direitos homoafetivos, que socialmente já é um fato, mas legalmente ainda encontra muitas resistências. Um exemplo claro é o PL 122, que tramita interminavelmente no Congresso Nacional, sem nunca chegar a lugar nenhum devido a escancarada oposição da bancada católica e evangélica da casa.
Os homossexuais brasileiros são titulares de direitos inalienáveis, cumpridores das leis, eleitores e contribuintes de impostos. Entretanto, mesmo assim ainda são vistos como cidadãos de segunda categoria, não possuindo ainda proteção legal para suas relações de afeto, como é garantida aos demais brasileiros. Seu único amparo estatal tem-se limitado a decisões favoráveis após longas e exaustivas batalhas judiciais.
Diante disso, hoje existe uma tendência a vislumbrar as uniões homossexuais cada vez mais nos moldes da união estável (Lei 9.278/96), por existirem semelhanças evidentes, uma vez que ambas as relações se baseiam em afeto e não são formalizadas, existindo uma relação de amor comum entre os parceiros, como também as dificuldades impostas pela sociedade e sofridas pelas famílias homossexuais, tal como ocorria com os concubinos e que hoje são amparados pela lei.
Buscando a igualdade de direitos o núcleo LGBTT da Cufa Araguari, não se priva de sua responsabilidade social e através de palestras, apresentações, mesas redondas, encontros sociais tenta o reconhecimento das muitas relações homoafetivas existentes
na cidade e sonha sem utopia, com o dia que há de acabar a homofobia no Brasil.
Nessa vertente, foi realizado neste sábado(10/04) a festa Paparazzi, com uma grande participação da comunidade, parentes e simpatizantes da causa, visando combater o preconceito tão introjectado no seio de nossa sociedade. Confira aqui algumas fotos.






Elbson Luis - Coordenador do Núcleo LGBTT, da CUFA Araguari


Com participação de grande público hétero, o respeito á diversidade foi a palavra de ordem


Show da drag Aysla Desejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário