quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Termo de Fomento Para a CUFA é Votado na Câmara Municipal

Vereadores presente á sessão: Ana Lúcia, Flavio Queijerinha, Virgínia Alcântara, Warley Maravilha, Wesley das botinas, Giulliano Tibá, Cláudio Coelho, Luis Construtor, Tiãnzinho do Sindicato, Mãe Preta, Wesley Lucas, Léo Mulata e Levi Siqueira.
Durante a sessão ordinária de ontem(12/12), O edis presentes na sessão da Camara Municipal, aprovaram a dispensa de interstício para votação do projeto de lei, enviado pelo executivo que concede subvenção á CUFA Araguari, através da representante local, á Liga Desportiva Cultural Afrikpoeira, no valor de R$20.000,00 e o projeto de lei foi aprovado por unanimidade dos treze vereadores presentes. "A solicitação foi de R$50 mil, mas houve uma contraproposta do prefeito e nós sabemos das dificuldades pelas quais o município vem passando e logicamente aceitamos" coloca o Coordenador Geral da organização Agnaldo Zulu.
A grande preocupação do Coordenador Geral da CUFA era relativa ao ano eleitoral que se aproxima. "Caso não fosse passado o termo de fomento esse ano, por lei em 2018, também não seria por ser ano eleitoral e teríamos que interromper as atividades" afirma "Dentro disso teremos que readequar o plano de trabalho, que era de 50 mil, para 20 mil. A idéia é tentar atender da melhor forma possível a população araguarina, até porque a intenção dos nossos serviços é voltada exatamente para isso", completa.
De acordo com ele, a alteração do valor não irá prejudicar as ações da CUFA. "Os 20 mil não são suficientes, mas acho que toda entidade tem que prover meios de subsistência. A gente não pode ficar exatamente na dependência do poder público. Por exemplo, o ano inteiro mantivemos as atividades, mas só agora está sendo feito um repasse da prefeitura. Lógico que é um adicional importante, mas nós não podemos esperar apenas do poder público" explica.
Para Zulu, a CUFA funciona como ponte entre poder público e comunidade. "Quando o Estado ou município faz um repasse pode alcançar através da CUFA uma população que ele poucas vezes alcança com políticas públicas. As vezes, a única presença que essa população tem é do poder repressor de polícia. Então quando a gente chega lá com com essa parceria é uma forma do poder público estar levando ações de valorização; é um trabalho de prevenção. Acho que isso muda um pouco o viés, o olhar sobre o poder público" Explana.


Reunião com o Prefeito Marcos Coelho; Vereadoras Virgínia Alcântara e Ana Lúcia e o Coordenador Geral da CUFA ZULU; onde foram tratados o plano de trabalho e o envio de projeto de lei para a Câmara Municipal. 
"Ressalto que tudo começou ano passado com emenda ao orçamento do município, do Vereador Giulliano Tibá. Em março iniciamos o processo do termo de fomento e durante todo o ano foram anexados os documentos exigidos pela Lei 13.019/14, e aconteceram reuniões periódicas, acompanhadas pelos Vereadores Giulliano Tibá, Mãe Preta, Virgínia Alcântara e Ana Lúcia; além do Secretário de Governo Rafael Guedes, do Secretário de Esportes e Juventude Sebastião Naves e do Presidente da FAEC Jean Laverdi, tudo capitaneado pelo Prefeito Marcos Coelho, que bateu o martelo" Finaliza Zulu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário