quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

CUFA Inicia Torneio de Verão de Futsal



A Central única de favelas iniciou no último final de semana mais uma edição do Torneio de Verão de Futsal. A competição está na sexta edição e acontece em parceria com a a Secretaria Municipal de Esportes e Juventude que cede a premiação e com a Liga Araguarina de Futsal, que cede a arbitragem; enquanto a CUFA faz a mobilização e a produção.
A competição tem por objetivo incentivar a prática saudável do futsal, buscando a qualidade de vida e a sedimentação de valores inerentes a vida em sociedade como: companheirismo, espírito de equipe, pontualidade, humildade, cortesia, solidariedade e outros.
"As regras já são  definidas para que criem ou solidifiquem esses hábitos. Por exemplo: não existem cartões na competição, se o jogador comete uma falta, ao invés de receber cartão ele fica um minuto sem jogar e o time dele fica com apenas três jogadores em quadra; se alguém do time perder a cabeça e brigar(nunca aconteceu rsrsrs) o time dele inteiro é excluído da competição e fica punido mais dois anos sem poder participar. São regras que possibilitam uma convivência harmônica dentro de quadra e que inculca na cabeça dos jovens que é apenas um jogo, enquanto as amizades que se fizerem ali, serão pra toda a vida" diz Zulu, Coordenador Geral da CUFA e organizador da competição.
A linha guia que move a organização do evento é fazer com que a população utilizem as quadras que não integram o complexo do ATC. Aos sábados e domingos, a equipe se mobiliza e vai nessas quadras: Paraíso(Avenida Mato Grosso), Ouro Verde(Praça 1), Bairro Goiás( Avenida Cel. Bhelchior de Godoy), Moriá(Praça CEU das Artes) e Gutierrez(Av Batalhão Mauá). São feitas eliminatórias entre os habituais frequentadores e outros mobilizados pela CUFA e numa segunda etapa, os tres times classificados de cada etapa(quadra) se confrontam na quadra do ATC, até que se obtenha os classificados gerais de 1º, 2º e 3º lugares que recebem premiação, além do artilheiro, goleiro menos vazado e o atleta revelação, este último ganha uma viagem para conhecer a CUFA do RJ.
" Essa competição é importante poque  além dos benefícios da competição em si, é importante lembrar que o futsal auxilia no funcionamento dos sistemas do corpo, como o digestivo, imunológico, nervoso, muscular, esquelético, endócrino e respiratório. Como benefício a longo prazo a atividade reduz riscos de doenças cardíacas, diabetes e pressão alta" ressalta o Secretário Municipal de Esportes e Juventude Sebastião Naves.
Próximas etapas acontece neste sábado(22/12) na quadra do Bairro Goiás, ás 14:00h; e no dia 23/12(domingo), ás 09:00h, dentro do Projeto Ruas Cultura e Movimento, na quadra da Praça CEU das Artes, no Bairro Moriá e no dia 27/12, na quadra do Bairro Gutierrez, também ás 14:00hs.
Barbearia do Léo
Anônimos FC

Trovão Sem Freio
Meninos da Vila - Campeões da 5ª edição do Torneio, ano passado

Paraíso FC

Nenhum comentário:

Postar um comentário