segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Projeto da TV GLobo, foi Sucesso na Escola Antônio Nunes

Entrada da escola enfeitada para o evento

                                              Parte da equipe de trabalho

O Projeto Amigos da Escola, da TV Globo, foi realizado na Escola Estadual Antônio Nunes de Carvalho Filho, pela TV Integração e CUFA Araguari, em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social, Patrulha Escolar do 53º BPM e Instituto Alexa, neste último dia 28 de outubro. O evento, que lotou as dependências da escola de alunos, pais, ex alunos e comunidade do entorno da escola, teve participação de 52 voluntários incluindo coordenadores da CUFA, professores da escola e pessoas da comunidade e contou com total apoio da direção da escola, capitaneada pela professora Dioni Paiva.
O início deu-se ás 17:30 horas com um futebol entre os pais versus alunos da escola e paralelamente
apresentação do vídeo documentário produzido pelo PEAS sobre sexualidade e afetividade na adolescência e

 show da Banda Sapo Bugre e os Kabbar, em continuação da programação houve a apresentação da oficina de musicalização que foi realizada na escola pela coordenação de música da CUFA com os integrantes do PEAS(Programa de Educação Afetivo Sexual)
 Realizadas ainda apresentações das outras oficinas que foram disponibilizadas pela CUFA na escola, de:

free step,
dança de rua,
capoeira,

axé e funk,
exposições dos trabalhos dos alunos

uma boate animou a garotada até as 21:00 com show a parte do DJ Hugo MTX

Apresentação do grupo de rap Gregos e Troianos Faces das Ruas
"Pra mim, retornar á escola onde realizei meus estudos primários, no bairro onde nasci e cresci, para coordenar a realização desse projeto é de positivo corolário, tendo em vista que aqui acalentei sonhos de menino que hoje são realizações de adultos; a escola cresceu, se estruturou, tem hoje nota 6,1 do IDEB, durante os dias de convivência que antecederam  a culminância do projeto pude notar a organização e disciplina dos alunos, além do comprometimento e força de vontade dos professores aliado ao tino administrativo da direção, que tem feito da escola uma das melhores da cidade". diz Zulu, coordenador Geral da CUFA Araguari.


quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Ação Levará Caravanas de Enfrentamento ao Crack


Ministério da Saúde e Central Única das Favelas levarão mobilização a sete capitais brasileiras e envolverão a população com os serviços disponíveis no SUS

O Ministério da Saúde, junto com estados e municípios, definiu nesta terça-feira (25) um plano de trabalho em parceria com a Central Única de Favelas (CUFA), para a realização de caravanas de enfrentamento ao crack, em sete capitais do país: Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília e São Paulo. Nas caravanas, serão instalados núcleos organizados de informação e articulação social (NOIA), que atuarão na prevenção contra o crack e também na aproximação da população com os equipamentos de atenção a saúde.
A ação deve começar ainda neste ano e o objetivo é envolver atores sociais na política de reorganização dos serviços de saúde pública para o acolhimento ao dependente químico. “Nessa parceria com a Cufa, conseguimos trazer para dentro do SUS essas outras esferas fundamentais para a política de combate ao crack”, enfatizou o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante a oficina que reuniu secretários municipais, representantes da Cufa e analistas do ministério.
Além da mobilização social, os núcleos atuarão na qualificação e capacitação de profissionais, buscando aproximar a população dos equipamentos de saúde disponíveis. “Muitas vezes a população não chega nesses equipamentos, dai a importância de toda uma ação na base social com os serviços em rede. É o diálogo entre governo e sociedade civil para o enfrentamento de uma pauta comum a todos, que é o problema do crack”, explicou o Presidente da Cufa, Preto Zezé.
O Ministério da Saúde vem tratando a dependência química como uma questão que envolve diversos fatores da vida do indivíduo, por isso a importância da inserção do trabalho das organizações sociais atuando em sintonia com a política de saúde mental. “Temos que oferecer um novo projeto de vida ao dependente químico porque a relação com a droga tem relação com o lugar onde ele vive, com o espaço social, a sua condição na família. Isso exige serviços de saúde diferentes para situações diferentes”, enfatizou Alexandre Padilha.

                                                   Ministro Padilha e o Presidente Nacional da CUFA Preto Zezé

EXPANSÃO – Os municípios onde serão instalados os núcleos também poderão solicitar a expansão dos serviços de acolhimento e atendimento ao dependente químico, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Casas de Acolhimento Transitório (CATS) e Consultórios de rua. . “Nós queremos expandir essa rede, independente do detalhamento de portarias específicas. Os municípios que quiserem expandir a rede, e atender melhor a população, terão recurso e apoio do ministério”, informou Alexandre Padilha.
CRACK- O crack começou a surgir nos centros urbanos do Brasil há aproximadamente duas décadas. Nos últimos anos, gestores de saúde mental relatam aumento no consumo em regiões que antes não apresentavam presença significativa da droga, em especial no Nordeste e nas cidades fora dos grandes centros. Estudos apontam que o aumento da oferta desta substância está relacionado com o perfil de vulnerabilidade dos usuários-consumidores e com o baixo preço da droga, que tem maior relação de custo-benefício para o tráfico.
A CUFA -Organização social criada a partir da união entre jovens de várias favelas do Rio de Janeiro, principalmente negros, a Central desenvolve ações relacionadas à educação, cultura e esportes. Hoje está presente em todos os estados do Brasil, reconhecida por sua capacidade de mobilização social e de materialização de ações que beneficiam milhares de jovens. Dentre as suas propostas mais recentes de ação está o enfrentamento ao crack e o reconhecimento de que este tema é prioritário na agenda do Sistema Único de Saúde.

domingo, 23 de outubro de 2011

Coordenador da CUFA Araguari, se Reune com Secretário de Cultura de São José do Rio Preto/SP


Professor Sabará, Secretário Antônio Parise, Zulu e Maestro Paladin


O Coordenador Geral da CUFA Araguari, esteve na ultima sexta feira(21/10), na promissora cidade de São José do Rio Preto, para uma reunião na Secretaria Municipal de Cultura com o Secretário Antônio Parise. Várias parcerias foram acertadas e entre elas a possibilidade de realização do Encontro Interestadual de Capoeira, na cidade; além de propiciar a partir do próximo ano, aulas ministradas pelo Professor Sabará, residente na cidade e filiado á CUFA Araguari, através da Liga Desportiva Cultural afrikpoeira, que terá a partir de agora uma extensão(filial) na cidade. Estiveram ainda presente á reunião o Maestro Paladin e o Carioca, eficiente e atencioso Assessor do Secretério Parise.

Vista da Cidade retratada do quarto andar da janela da Secretaria
                                                                                      

sábado, 22 de outubro de 2011

Free Step de Araguari se Prepara Para Fazer Bonito na Final Nacional do BRADAN, em Uberlândia/MG

                                                             Galera do free step de Araguari


A turma boa do Free Step de Araguari está louca pra ir pra Uberlandia, disputar a etapa nacional do Brasil Breaking Dance(BRADAN). O evento, tem realização da CUFA desde 1999, e é dividido em etapas: municipais, estaduais e que está acontecendo na vizinha cidade, que é a etapa nacional. É uma competição que preconiza a modalidade de Breaking, mas devido a grande incidência de dançadores da modalidade Free Step, abriu-se um precedente para apresentações/competições, dessa modalidade. Para que pudéssemos selar a participação dos garotos, foi cedido um ónibus pela Secretaria Municipal de Esportes, através do Secretário Horácio de Morais Nascimento, atendendo a pedido do Vereador Hamilton Júnior, que muito se empenhou para que os praticantes da modalidade na cidade pudessem participar de tão importante competição.

OBS.: Infelizmente o ónibus que havia sido providenciado para levar os competidores para Uberlândia, não compareceu e todos que estávamos aguardando ficamos sem participar do evento tão esperado.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

TV Integração, CUFA Araguari e Escola Antônio Nunes Vão Realizar o Projeto Amigos da Escola

                             Professora Dioni, Diretora da Escola Antônio Nunes e Zulu, Coordenador Geral da CUFA Araguari


Amigos da Escola é um projeto criado pela Rede Globo (TV Globo e emissoras afiliadas) com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da educação e da escola pública de educação básica. O projeto estimula o envolvimento de todos (profissionais da educação, alunos, familiares e comunidade) nesse esforço e a participação de voluntários e entidades no desenvolvimento de ações educacionais – complementares, e nunca em substituição, às atividades curriculares/educação formal – e de cidadania, em benefício dos alunos, da própria escola, de seus profissionais e da comunidade.
O projeto é implementado em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Faça Parte, Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além de instituições e empresas comprometidas com a educação de qualidade para todos.
O Amigos da Escola é um projeto de comunicação implementado de forma descentralizada. Ele utiliza a força mobilizadora da Rede Globo para sensibilizar a população e a comunidade escolar a darem sua contribuição para a melhoria contínua da escola pública (em seu papel essencial de educação formal e centro da comunidade). Além disso, desenvolve ferramentas úteis para a escola que realiza ou pretende realizar atividades com voluntários. O que o Amigos da Escola se propõe a fazer?
·  Mobilizar voluntários por meio de campanhas na TV e informar a população (pelo site e pelo telefone) sobre as escolas que estão interessadas em receber voluntários;
·  Divulgar boas experiências nos espaços jornalísticos da Rede Globo;
·  Promover Dias Temáticos nacionais que possam ser aproveitados pela escola para dinamizar suas atividades e projetos;
·  Contribuir com subsídios para a direção da escola, fornecendo informações e recursos para que a própria escola desenvolva suas competências para o melhor aproveitamento e organização das atividades.
Em Araguari, o projeto será realizado pela TV Integração(afiliada Globo), CUFA Araguari e Escola Estadual Antônio Nunes de Carvalho Filho, na própria escola, dia 28 de outubro próximo, a partir das 17:30 horas. Os temas que já estão sendo trabalhado na escola são:
- Afetividade e Sexualidade(criação, edição e diagramação pelos próprios alunos da escola, de um gibi e uma revista educativa sobre o tema através do PEAS Juventude, além de um vídeo documentário sobre o tema)
- Juventude e Formação Cidadã "Drogas, Bulling e Preconceito"(palestras realizadas por profissionais competentes ou pais de alunos, todos voluntários)
Durante as duas semanas que antecedem o evento, a CUFA Araguari, está disponibilizando na escola através de suas várias coordenações e de forma voluntária, oficinas de: musicalização, capoeira, free step, axé, dança de rua e funk.
No dia do evento, serão apresentados os resultados finais das oficinas, além de futsal paisxalunos e balão pula pula, cama elástica, pipoca e algodão doce pra garotada, tudo coberto pelo Departamento de Jornalismo da TV Integração.
A seguir, algumas fotos dos eventos anteriores realizados no CAIC Dr. Arcino Santos Laureano