terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Final Emocionante do Torneio de Verão de Futsal


Times que participaram da grande final: Bella Suiça, Moriá, Independência, Gladiadores, Meninos da Vila, Valentes, Maloka e Pico da Neblina
Aconteceu no último domingo(17/12) a tão esperada final do Torneio de Verão de Futsal. A competição, que está na sua quinta edição é realizada numa parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes e Juventude, a CUFA e a Liga Araguarina de Futsal. Ela começa nas quadras que não integram o complexo esportivo do ATC: quadras dos Bairros Ouro Verde, Paraiso, Goiás, Chancia, Bella Suiça, Moriá e Gutierrez; onde são feitas eliminatórias e classificam para uma segunda fase os três times melhores colocados. E por último, tem a fase final na quadra do ATC, em fase de mata mata, que foi disputada esse ano por oito times divididos em duas chaves de quatro:

Chave A                                                              Chave B
Valentes               01  X  04   Moriá                    Independência  03  X  06  Gladiadores
Meninos da Vila  03  X   01  Valentes                 Maloka             03  X  00  Pico da Neblina


Semi Finais                                                         Finais
Moriá        01   X  00  Gladiadores                     Gladiadores      06  X  04   Maloka
Maloka     00   X   05  Meninos da Vila              Moriá               02  X  06   Meninos da Vila

Meninos da Vila - Campeão


Moriá - Vice Campeões


Gladiadores - Terceiro Lugar




Thales Henrique - Artilheiro
Washington Tadeu - Melhor Goleiro
Vinícius - Atleta Revelação

"É muito impactante realizar uma competição com tanto envolvidos e em todo o desenrolar dela termos aplicado apenas  5 cartões amarelos, isso quer dizer que um dos objetivos principais da competição está sendo atingido que é incentivar a cultura de paz" diz Cabral, Presidente da Liga Araguarina de Futsal, responsável pela arbitragem da competição e o Secretário Municipal de Esportes e Juventude Sebastião Naves Complementa: "Foi uma competição incrível, com uma participação maciça de times de áreas periféricas da cidade que desconhecíamos ter tantos craques e jovens tão disciplinados. Creio com a realização desse Torneio em parceria com a LAFS e a CUFA estar cumprindo o nosso papel de atender a todos sem distinção".
Os dois times classificados em primeiro e segundo lugares, ganharam uma bola de futsal cada um; o goleiro e o artilheiro ganharam brindes da Loja Outro Mundo e o Atleta Revelação, além de ganhar brinde da Fernando Presentes,  vai para o Rio de Janeiro com as despesas pagas, para conhecer a sede da CUFA. 
"A Prefeitura busca, mesmo com dificuldades, atender a população em todas as as áreas. Subvencionamos a LAFS, vamos subvencionar a CUFA e provemos meios para a Secretaria de Esportes e Juventude; os três parceiros na realização desse Torneio que atende uma parcela expressiva da nossa população na área de esportes, onde sozinhos como poder público, as vezes temos dificuldades de chegar, justificando assim as parcerias, que hoje são a chave do sucessso de qualquer empreendimento" Diz o Prefeito Marcos Coelho de Carvalho.
Mais fotos podem ser conferidas na página da CUFA Araguari no Facebook: https://www.facebook.com/cufabasearaguari/posts/2051329341812247

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Termo de Fomento Para a CUFA é Votado na Câmara Municipal

Vereadores presente á sessão: Ana Lúcia, Flavio Queijerinha, Virgínia Alcântara, Warley Maravilha, Wesley das botinas, Giulliano Tibá, Cláudio Coelho, Luis Construtor, Tiãnzinho do Sindicato, Mãe Preta, Wesley Lucas, Léo Mulata e Levi Siqueira.
Durante a sessão ordinária de ontem(12/12), O edis presentes na sessão da Camara Municipal, aprovaram a dispensa de interstício para votação do projeto de lei, enviado pelo executivo que concede subvenção á CUFA Araguari, através da representante local, á Liga Desportiva Cultural Afrikpoeira, no valor de R$20.000,00 e o projeto de lei foi aprovado por unanimidade dos treze vereadores presentes. "A solicitação foi de R$50 mil, mas houve uma contraproposta do prefeito e nós sabemos das dificuldades pelas quais o município vem passando e logicamente aceitamos" coloca o Coordenador Geral da organização Agnaldo Zulu.
A grande preocupação do Coordenador Geral da CUFA era relativa ao ano eleitoral que se aproxima. "Caso não fosse passado o termo de fomento esse ano, por lei em 2018, também não seria por ser ano eleitoral e teríamos que interromper as atividades" afirma "Dentro disso teremos que readequar o plano de trabalho, que era de 50 mil, para 20 mil. A idéia é tentar atender da melhor forma possível a população araguarina, até porque a intenção dos nossos serviços é voltada exatamente para isso", completa.
De acordo com ele, a alteração do valor não irá prejudicar as ações da CUFA. "Os 20 mil não são suficientes, mas acho que toda entidade tem que prover meios de subsistência. A gente não pode ficar exatamente na dependência do poder público. Por exemplo, o ano inteiro mantivemos as atividades, mas só agora está sendo feito um repasse da prefeitura. Lógico que é um adicional importante, mas nós não podemos esperar apenas do poder público" explica.
Para Zulu, a CUFA funciona como ponte entre poder público e comunidade. "Quando o Estado ou município faz um repasse pode alcançar através da CUFA uma população que ele poucas vezes alcança com políticas públicas. As vezes, a única presença que essa população tem é do poder repressor de polícia. Então quando a gente chega lá com com essa parceria é uma forma do poder público estar levando ações de valorização; é um trabalho de prevenção. Acho que isso muda um pouco o viés, o olhar sobre o poder público" Explana.


Reunião com o Prefeito Marcos Coelho; Vereadoras Virgínia Alcântara e Ana Lúcia e o Coordenador Geral da CUFA ZULU; onde foram tratados o plano de trabalho e o envio de projeto de lei para a Câmara Municipal. 
"Ressalto que tudo começou ano passado com emenda ao orçamento do município, do Vereador Giulliano Tibá. Em março iniciamos o processo do termo de fomento e durante todo o ano foram anexados os documentos exigidos pela Lei 13.019/14, e aconteceram reuniões periódicas, acompanhadas pelos Vereadores Giulliano Tibá, Mãe Preta, Virgínia Alcântara e Ana Lúcia; além do Secretário de Governo Rafael Guedes, do Secretário de Esportes e Juventude Sebastião Naves e do Presidente da FAEC Jean Laverdi, tudo capitaneado pelo Prefeito Marcos Coelho, que bateu o martelo" Finaliza Zulu.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Aconteceu um Fim de Semana Recehado de Capoeira Boa na CUFA Araguari

Roda do batizado e troca de graduação, com parte do público presente
Aconteceu no ultimo fim de semana(08 e 09/12) o evento Ethuole Pedagógico. O evento foi realizado pela CUFA e Ethuole, nas dependências da sede da CUFA, com apoio da Prefeitura de Araguarí, através da Fundação Araguarina de Educação e Cultura-FAEC e Secretaria Municipal de Esportes e Juventude. O evento iniciou na quinta feira com uma roda de divulgação e na sexta feira as 19:00 horas aconteceu a entrega da Comenda Mestre Moreno, que contou com a presença do mestre que da nome a homenagem, além dos Mestres: Tiziu, Onça, Gasolina, Necão, Paturi, Zulu, Benguela e da Espanha, Mestre Romeu. O Mestre Moreno, foi convidado a falar em nome dos laureados; o Marco Túlio Nascimento, presidente do COMPIR e professor orientador doNúcleo de Estudos Africanos da Secretaria Estadual de Educação - NUPEASS   em nome dos comendadores; a Vereadora Virgínia Alcântara, em nome da Câmara Municipal e o Secretário Municipal de Governo Rafael Guedes, em nome da Municipalidade.
Mestre Onça, recebendo a comenda das mãos do Mascote, o mais novo capoeirista presente no local, simbolizando continuidade.

No sábado, as 09:00h teve atividade específica para crianças e a tarde, com inicio as 14:00h, foi ministrado um curso treino com o Mestre Romeu, que veio escpecialmente da Espanha para esse evento. Logo após o treino deram início á graduação e batizado dos alunos, que deram o melhor de si e nessa energia o evento começou e terminou sem nenhum problema.
"Essa busca da união e da cultura de paz, engrandece a capoeira" disse Mestre Romeu. "Que todos os anos volte a acontecer novamente" complementou Mestre Moreno, grande homenageado da noite. 
Mais fotos podem ser conferidas na página do FACEBOOK da CUFA Araguari: https://www.facebook.com/zulu.cufaaraguari/media_set?set=a.1683373788389619.1073742013.100001510439217&type=3

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Etuhole Pedagógico Acontece Nesse Fim de Semana


Nesse fim de semana acontece o evento ETUHOLE PEDAGÓGICO realizado pela CUFA Araguari e pelo representante da Etuhole Capoeira na cidade, Professor Zorro; com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Juventude e da Fundação Araguarina de Educação e Cultura - FAEC. Será dias 08 e 09 de dezembro, com a abertura no primeiro dia, na Casa da Cultura Abdalla Mameri e a programação do segundo dia na sede da CUFA.
"Com a intensificação do trabalho com capoeira para crianças, através do Projeto Mais Educação, surgiu na cidade a necessidade de uma melhor capacitação para os professores da modadlidade o que motivou a realização desse evento" ressalta o Professor Zorro e conclui: "...a criança é um ser em desenvolvimento com potencial para tudo, mas que depende da nossa experiência para aprender a coisa errada ou a certa".
O evento terá presença de várias profissionais de capoeira da cidade, da região e de outras partes do país.  A  abertura será a apresentação do resultado das oficinas da CUFA, a entrega da Comenda Mestre Moreno a os mestres mais antigos como valorização pelo trabalho executado em prol da capoeira e uma roda informal de capoeira, democratizando a participação de todos que estiverem no local.
No sábado(09/12), as atividades se iniciam logo pela manhã, com uma competição de capoeira entre as crianças e uma vivência entre elas e os professores presentes. A inscrição poderá ser feita até no momento de início da mesma ou antecipada na sede da CUFA, sito á Rua Cel. José Ferreira Alves, 1098 - Centro. Após o almoço, as 14:00h, haverá um curso de capoeira para capacitação de profissionais que lidam com crianças, intitulado " O Ensino Prático da Capoeira Pedagógica Infantil". O curso será ministrado por Mestre Romeu, que veio da Espanha, especialmente para ministra-lo.

Mestre Romeu
Não cabe somente ao estado a tarefa de prover meios de educar convenientemente nossas crianças e jovens, é também papel de toda nossa sociedade. Cada cidadão cônscio dos seus deveres, deve procurar processos e formas de colaborar principalmente na educação extra escolar.
O projeto da capoeira nas escolas, funciona como como um recurso, uma ajuda, uma metodologia de trabalho destinada a dar vida ao conteúdo tornando a escola mais atraente. Significa acabar com o monopólio do professor tradicional que decide e define ele mesmo o conteúdo e as tarefas a serem desenvolvidas, valorizando o que os alunos já sabem ou respeitando o que desejam aprender naquele momento. A atividade do sujeito aprendiz é determinante na construção de seu saber operatório e esse sujeito, que nunca está sozinho ou isolado, age em constante interação com os meios ao seu redor. Como bem elucidou Paulo Freire "o trabalho do professor é o trabalho do professor com os alunos e não do professor consigo mesmo". O papel do professor de capoeira como educador, em suas intervenções, é o de estimular, observar e mediar, criando situações de aprendizagem significativa. É fundamental que este saiba criar situações, propiciando formas de os alunos pensarem a respeito do conhecimento que se espera construir, pois uma das tarefas do educador é, não só fazer o aluno pensar, mas acima de tudo, ensiná-lo a pensar certo. Não basta utilizar o trabalho físico apenas como instrumento de desenvolvimento corporal, é preciso que este seja alcançado através da sedimentação e dos valores formativos do caráter e fundamentais ao relacionamento social, possibilitando aos alunos vivenciarem as experiências onde estão presentes os valores estabelecidos pela sociedade para que os mesmos sejam incorporados ao seu caráter e sirvam de base ao relacionamento social.

Zulu, coordenador geral da CUFA Araguari e um dos mestres de capoeira mais antigo em atividade na cidade, reitera o seguinte: " O objetivo principal, a linha guia que move  a realização desse evento e do curso é possibilitar aos profissionais da área, subsídios para que através da educação escolar alternativa, ou seja, a capoeira; eles posssam sedimentar valores nos alunos, como por exemplo: o cumprimento dos horários, despertando o gosto pela pontualidade; o uniforme branco asseado, criando o hábito do asseio; os atos iniciais da aula motivando a disciplina e a boa postura e o jogo da capoeira em si valorizando  o espírito de equipe, a vida em grupo e a perseverança na conquista dos objetivos.