sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

CUFA Realiza Projeto Ruas Cultura e Movimento no CEU das Artes

CEU das Artes



A CUFA realiza em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Juventude neste próximo domingo(23/12), no CEU das Artes(Bairro Moriá) um dia inteiro de atividades através do Projeto Ruas Cultura e Movimento. O evento é patrocinado pela Fundação Araguarina de Educação e Cultura-FAEC através da Prefeitura Municipal de Araguari que firmou um termo de fomento com a Liga Desportiva Cultural Afrikpoeira, representante legal da CUFA, em Araguari para realização de 4 edições do Projeto. Já foi realizado uma edição na porta do Palácio dos Ferroviários(25/11) com um grande público presente, mesmo com chuva e no próximo domingo acontece mais um evento da empreitada.
O evento inicia ás 09:00 hs da manhã, com uma eliminatória do Torneio de Verão de Futsal; inscrições podem ser feitas até na hora, sem pagamento de nenhuma taxa e sem limite de idade para os jogadores, ao final da etapa, haverá premiação em medalhas para os jogadores e mais: o atleta revelação, artilheiro e goleiro menos vazado. Após as 14:00hs, iniciam as atividades culturais com música, capoeira, dança, corte e desenhos no cabelo gratuitos, concurso de pipas além de várias ações, como divulgação e inscrição do Programa Identidade Jovem e Programa Estação Juventude do Governo Federal.
"Esperamos atender a contento a população do entorno com um evento de qualidade  e a Prefeitura Municipal que confiou no plano de trabalho apresentado pela CUFA, em levar nos bairros mais distantes, principalmente os novos residenciais entretenimento e ações culturais que propiciem momentos de lazer e entretenimento para a população" completa Luana Vigilato, Coordenadora Institucional da CUFA Araguari.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

CUFA Inicia Torneio de Verão de Futsal



A Central única de favelas iniciou no último final de semana mais uma edição do Torneio de Verão de Futsal. A competição está na sexta edição e acontece em parceria com a a Secretaria Municipal de Esportes e Juventude que cede a premiação e com a Liga Araguarina de Futsal, que cede a arbitragem; enquanto a CUFA faz a mobilização e a produção.
A competição tem por objetivo incentivar a prática saudável do futsal, buscando a qualidade de vida e a sedimentação de valores inerentes a vida em sociedade como: companheirismo, espírito de equipe, pontualidade, humildade, cortesia, solidariedade e outros.
"As regras já são  definidas para que criem ou solidifiquem esses hábitos. Por exemplo: não existem cartões na competição, se o jogador comete uma falta, ao invés de receber cartão ele fica um minuto sem jogar e o time dele fica com apenas três jogadores em quadra; se alguém do time perder a cabeça e brigar(nunca aconteceu rsrsrs) o time dele inteiro é excluído da competição e fica punido mais dois anos sem poder participar. São regras que possibilitam uma convivência harmônica dentro de quadra e que inculca na cabeça dos jovens que é apenas um jogo, enquanto as amizades que se fizerem ali, serão pra toda a vida" diz Zulu, Coordenador Geral da CUFA e organizador da competição.
A linha guia que move a organização do evento é fazer com que a população utilizem as quadras que não integram o complexo do ATC. Aos sábados e domingos, a equipe se mobiliza e vai nessas quadras: Paraíso(Avenida Mato Grosso), Ouro Verde(Praça 1), Bairro Goiás( Avenida Cel. Bhelchior de Godoy), Moriá(Praça CEU das Artes) e Gutierrez(Av Batalhão Mauá). São feitas eliminatórias entre os habituais frequentadores e outros mobilizados pela CUFA e numa segunda etapa, os tres times classificados de cada etapa(quadra) se confrontam na quadra do ATC, até que se obtenha os classificados gerais de 1º, 2º e 3º lugares que recebem premiação, além do artilheiro, goleiro menos vazado e o atleta revelação, este último ganha uma viagem para conhecer a CUFA do RJ.
" Essa competição é importante poque  além dos benefícios da competição em si, é importante lembrar que o futsal auxilia no funcionamento dos sistemas do corpo, como o digestivo, imunológico, nervoso, muscular, esquelético, endócrino e respiratório. Como benefício a longo prazo a atividade reduz riscos de doenças cardíacas, diabetes e pressão alta" ressalta o Secretário Municipal de Esportes e Juventude Sebastião Naves.
Próximas etapas acontece neste sábado(22/12) na quadra do Bairro Goiás, ás 14:00h; e no dia 23/12(domingo), ás 09:00h, dentro do Projeto Ruas Cultura e Movimento, na quadra da Praça CEU das Artes, no Bairro Moriá e no dia 27/12, na quadra do Bairro Gutierrez, também ás 14:00hs.
Barbearia do Léo
Anônimos FC

Trovão Sem Freio
Meninos da Vila - Campeões da 5ª edição do Torneio, ano passado

Paraíso FC

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Alunos da Oficina de Capoeira da CUFA Araguari Recebem Premiação em Uberlândia e Participam de Graduação



Aconteceu na última sexta feira(07/12) em Uberlândia/MG o Colóquio: A Capoeira e Suas Perspectivas Para o Futuro, na Casa de Cultura Graça do Axé. A realização foi do Conselho de Capoeira do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Na ocasião, o araguarino Agnaldo Daniel da Silva, mais conhecido no meio da capoeiragem como Mestre Zulu, proferiu palestra com  o tema:  "CAPOEIRA ESPORTE - O Retorno aos Jogos do Interior de Minas" e como ja estava programado, foram realizadas as entregas de premiações do Concurso Nacional de Desenhos e Redações de Capoeira e Araguari foi contemplada na premiação. Os alunos Iury(Nikito) e Indyla(soberana) ganharam premiação pelas redações e a Soberana ganhou o troféu de melhor redação do concurso; e os alunos Pequeno e Borboleta ganharam medalhas de melhores desenhos infantis. O transporte para participação no evento foi cedido pela Secretaria Municipal de Esportes e Juventude.


Mestre Zulu e alunos premiados Soberana e Nikito
 No domingo, aconteceu a cerimônia de graduação e batismo dos alunos que integram a oficina de capoeira oferecida gratuitamente pela CUFA Araguari. O evento aconteceu no CAIC Dr. Arcino Santos Laureano e foi realizado em parceria pela Liga Desportiva Cultural Afrikpoeira, representante legal da CUFA na cidade e Grupo de Capoeira Nova Era, que na ocasião comemorou os 15 anos de fundação e atividade. O evento foi apoiado pela Prefeitura Municipal de Araguari, através das Secretarias de Esportes e Juventude, a de Educação e a FAEC.
" Foi um evento complicado, mas muito gratificante de realizar" disse o recém formado Mestrando Xangô  "nosso público alvo são crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, e sem dinheiro, realizamos no domingo anterior(02/12) uma galinhada beneficente para angariar fundos e não conseguimos a renda que esperávamos porque choveu no dia e acreditamos ter desanimado um pouco os possíveis interessados. Mesmo assim a graduação aconteceu, e o brilho no olhar dos alunos e a demonstração do misto gratidão/orgulho no sorriso dos pais, nos impulsiona a continuar o trabalho, com a certeza de que estamos no caminho certo".

Graduação dos alunos

Fotos e vídeos do evento podem ser conferidos no seguinte link: https://www.facebook.com/zulu.cufaaraguari/media_set?set=a.2179519105441749&type=3