segunda-feira, 28 de setembro de 2015

CUFA Araguari Realiza o Projeto Ruas Cultura e e Movimento em Comemoração ao Aniversário de Piracaiba

Após convite da comunidade do Distrito de Piracaiba, na pessoa da líder comunitária Raquel Gussoni, foi firmado uma parceria entre a CUFA - Central Única de Favelas, a FAEC - Fundação Araguarina de Educação e Cultura e a PMA - Prefeitura Municipal de Araguari, através das Secretarias de Gabinete e de Governo visando a realização do Projeto Ruas Cultura e Movimento, naquela localidade, em comemoração ao seu aniversário, que segundo a propositora o Distrito tem 130 anos, quatro a mais que a Cidade de Araguari, baseado em dados da igreja local.

Apresentação da Fanfarra da Escola Estadual José Carneiro da Cunha
Após belíssima apresentação, a Fanfarra da Escola Estadual José Carneiro da Cunha, regida pela cantora e percussionista Nega Timba, entoou o "Parabéns Pra Você",  momento emocionante e sucedido por uma ruidosa salva de palmas, enquanto os foguetes e fogos de artifício cortavam os céus do lugar em verdadeira sintonia.

Presença ilustre do Prefeito Raul Belém e da Primeira Dama Amanda Belém, do Secretário de Gabinete Tiago Araújo  e da Presidente da FAEC, Carmen Valente Alvim
 A população compareceu em massa, proporcionando um brilho ímpar ao evento, prestigiando todas as apresentações com alegria e jubilo, após a realização do Projeto, aconteceu o Baile da Primavera também dentro da programação.
"Fico feliz de ter sido a incitadora de toda essa bagunça organizada rsrsrsrs e assim ter contribuído para o que posso considerar, como um sucesso total. Aproveito para agradecer a parceria com a CUFA, a FAEC, a Prefeitura e a todos que de uma forma ou de outra, contribuíram para que o evento conseguisse chegar a grandeza que se tornou" diz Raquel Gussoni, moradora e líder comunitária em Piracaíba.
Som Sertanejo Jovem de Cristyano e Maycon

Apresentação da Oficina de Funk da CUFA

Grupo de Capoeira do Cerrado
Mais fotos, podem ser acessadas no link a seguir:
https://www.facebook.com/zulu.cufaaraguari/media_set?set=a.959199440807061.1073741990.100001510439217&type=3&pnref=story

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Coordenador da CUFA Araguari, Participa da Semana Global da CUFA em Nova York

Zulu, num dos muros que tiveram intervenção de grafitti durante a semana
Após uma semana de intensas atividades participando da Semana Global da CUFA, realizada pela entidade na Cidade de Nova York/EUA, o Coordenador Geral Zulu, retorna a sua querida cidade. O motivo de sua ida era pra ministrar duas oficinas; uma de confecção e toques de berimbau, dada a sua formação como mestre de capoeira; e a outra era pra falar sobre o congado e apresentar a dança das gungas. "Mas não me prendi a isso não, interagi com tudo e com todos e principalmente com a cidade, que é uma das mais cosmopolita do mundo e que tem muito a ensinar a quem por lá chega" diz Zulu, empolgado.

Nova sede global da CUFA
 Um casarão imponente, localizado no Bronx, que inicialmente cederia apenas um muro para realizar a intervenção de grafitti, se tornou após conversações entre os diretoras da CUFA e  os gestores do espaço, na nova sede global e ponto de referência da entidade no mundo e sua entrega simbólica abriu as atividades da Semana Global da CUFA.
Na sequência da programação foi realizado lançamentos de livros, de filmes, exposição de telas tudo com foco na favela e no que ela representa pros seus moradores e para o mundo. Houve ainda a rodada de negócios, realizada em uma sala encravada no coração de Manhattan, onde a base da pirâmide econômica foi falada e discutida por gente da favela e gente do asfalto, visando a possibilidade de negócios.

Thales(produtor do evento), Zulu(CUFA Araguari), Preto Zeze Das Quadras Das Quadras(Presidente da CUFA Global) Cineasta Jéferson De, Renato Meireles(Data Popular), Humorista Hélio De La Pena, Marqueteiro Beto Pires FerreiraCelso Athayde(Favela Holding) Patrick Hruby(facebook) após uma acalorada discussão sobre Cultura e Tecnologias Digitais, na#semanaglobaldacufa

A viagem do Mestre Zulu, foi patrocinada pelo Edital Cultura Minas, que possibilita o intercâmbio cultural de artistas mineiros em outros paises e a oficina por ele ministrada aconteceu no casarão, que agora abriga a CUFA NY, na quinta  feira(17/09) com grande participação de pessoas tanto brasileiros, como de outros paises e além de discorrer um pouco sobre a história e a estrutura do congado também ensinou os participantes a tocar os instrumentos e a cantar as curimbas, o que causou euforia entre os inscritos na oficina.
Oficina de Congado ministrada pelo Mestre Zulu

Na ONU - Organização das Nações Unidas,  a CUFA foi homenageada e após duas mesas de debates foi empossado como Presidente da CUFA Global, o Cearense Preto Zezé, que passou a presidência da CUFA Brasil, para o mineiro Francisley Henrique, que será empossado em cerimônia no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, no mês de novembro próximo.



Participação da CUFA na ONU
"Acredito que a criação da CUFA Global, considerando que a situação de vulnerabilidade social é a mesma em qualquer lugar do mundo, vai possibilitar com que pessoas do mundo todo conectadas através da CUFA, possam discutir problemas comuns, propiciando soluções conjuntas" finaliza Mestre Zulu, Coordenador Geral da CUFA Araguari e único mineiro da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba a participar do evento.
O evento finalizou com uma batucada em ritmo de samba com o Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Desunidos da CUFA, em plena Times Square, cantando sambas clássicos como: "É Hoje" de autoria dos compositores Didi e Mestrinho, que consagrou a Escola de Samba União da Ilha, no carnaval de 1981.
Multidão acompanha a Cufa no centro de NY

Matéria veiculada no SBT, em rede nacional, falando sobre a Semana Global da CUFA

http://www.sbt.com.br/_bin/videos/player.asp?hash=ee7a69c63c71bbd38c6ce2a29a142035&id=27ecff22fc6a5d2247d273944a57c27f&adprogram=640x480_WebDigital_JornalismoSBT_PreRoll

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Central Única das Favelas lança escritório internacional durante a Semana Global da Cufa

Sede da CUFA Nova York

Escritório ficará localizado no Bronx, em Nova Iorque, e a Semana Global será realizada em diversos espaços, sendo encerrada na sede da ONU

Entre os dias 12 e 18 de setembro de 2015 a Central Única das Favelas (Cufa) desembarcará em Nova Iorque, EUA, para pilotar o seu mais novo desafio: O escritório global da Cufa, que irá interagir com as suas outras 16 representações fora do Brasil. Para a festa ficar completa, a Central  promoverá, também, a Semana Global da Cufa, que levará uma série de atividades que fazem parte do DNA da instituição como Intervenção de grafite, festival de cinema, roda de capoeira, feijoada, lançamento da favela Holding, debates, seminários, encontros de jovens, encontros de religiões de matriz afros,  intervenções artísticas e culturais entre outras. 

A Semana Global da Cufa tem como objetivo criar uma interação entre as mais diversas favelas do planeta, impactando e sendo impactada culturalmente. A cada ano o evento será sediado em uma cidade diferente do mundo. Nessa primeira edição, as ações terão início no dia 12, no Harlem, e se encerrarão com chave de ouro no dia 18 de setembro, na sede da ONU, em Nova Iorque, durante a UN General Assembly. Durante o evento, que reúne importantes líderes internacionais, a Cufa receberá uma homenagem das Nações Unidas pelos 20 anos de atuação na área social.

A Semana Global  é a oportunidade da Cufa exportar e democratizar o acesso internacional à sua tecnologia social, única no mundo. Além disso, será possível importar novas ideias e gerar debates sobre o papel da cultura popular, dos esportes comunitários, do empreendedorismo social, e do empoderamento dos moradores de favelas e periferias como poderosas armas contra o preconceito social e a discriminação racial.

Na oportunidade, o presidente atual da Cufa nacional, o cearense Preto Zezé, será anunciado como o presidente global da organização, passando o bastão daCufa Brasil para o mineiro Dj Fran. Com isso, a sede nacional irá transferir-se de Fortaleza para Belo Horizonte.