|
Zulu, num dos muros que tiveram intervenção de grafitti durante a semana |
Após uma semana de intensas atividades participando da Semana Global da CUFA, realizada pela entidade na Cidade de Nova York/EUA, o Coordenador Geral Zulu, retorna a sua querida cidade. O motivo de sua ida era pra ministrar duas oficinas; uma de confecção e toques de berimbau, dada a sua formação como mestre de capoeira; e a outra era pra falar sobre o congado e apresentar a dança das gungas. "
Mas não me prendi a isso não, interagi com tudo e com todos e principalmente com a cidade, que é uma das mais cosmopolita do mundo e que tem muito a ensinar a quem por lá chega" diz Zulu, empolgado.
|
Nova sede global da CUFA |
Um casarão imponente, localizado no Bronx, que inicialmente cederia apenas um muro para realizar a intervenção de grafitti, se tornou após conversações entre os diretoras da CUFA e os gestores do espaço, na nova sede global e ponto de referência da entidade no mundo e sua entrega simbólica abriu as atividades da Semana Global da CUFA.
Na sequência da programação foi realizado lançamentos de livros, de filmes, exposição de telas tudo com foco na favela e no que ela representa pros seus moradores e para o mundo. Houve ainda a rodada de negócios, realizada em uma sala encravada no coração de Manhattan, onde a base da pirâmide econômica foi falada e discutida por gente da favela e gente do asfalto, visando a possibilidade de negócios.
A viagem do Mestre Zulu, foi patrocinada pelo Edital Cultura Minas, que possibilita o intercâmbio cultural de artistas mineiros em outros paises e a oficina por ele ministrada aconteceu no casarão, que agora abriga a CUFA NY, na quinta feira(17/09) com grande participação de pessoas tanto brasileiros, como de outros paises e além de discorrer um pouco sobre a história e a estrutura do congado também ensinou os participantes a tocar os instrumentos e a cantar as curimbas, o que causou euforia entre os inscritos na oficina.
|
Oficina de Congado ministrada pelo Mestre Zulu
|
Na ONU - Organização das Nações Unidas, a CUFA foi homenageada e após duas mesas de debates foi empossado como Presidente da CUFA Global, o Cearense Preto Zezé, que passou a presidência da CUFA Brasil, para o mineiro Francisley Henrique, que será empossado em cerimônia no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, no mês de novembro próximo.
|
Participação da CUFA na ONU
|
"Acredito que a criação da CUFA Global, considerando que a situação de vulnerabilidade social é a mesma em qualquer lugar do mundo, vai possibilitar com que pessoas do mundo todo conectadas através da CUFA, possam discutir problemas comuns, propiciando soluções conjuntas" finaliza Mestre Zulu, Coordenador Geral da CUFA Araguari e único mineiro da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba a participar do evento.
O evento finalizou com uma batucada em ritmo de samba com o Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Desunidos da CUFA, em plena Times Square, cantando sambas clássicos como: "É Hoje" de autoria dos compositores Didi e Mestrinho, que consagrou a Escola de Samba União da Ilha, no carnaval de 1981.
|
Multidão acompanha a Cufa no centro de NY |
Matéria veiculada no SBT, em rede nacional, falando sobre a Semana Global da CUFA
http://www.sbt.com.br/_bin/videos/player.asp?hash=ee7a69c63c71bbd38c6ce2a29a142035&id=27ecff22fc6a5d2247d273944a57c27f&adprogram=640x480_WebDigital_JornalismoSBT_PreRoll