|
Da esq.pra dir.: Zulu, mestredecerimônias do evento; Maluh Pereira,Dir. Pres. da CUFA Araguari; Paulo Apóstolo, Pres. da Ass. Prom. Congados, Moçambiques e Catupés deAraguari; João Bosco, Pres. da ANCEABRA; Secretário Exec. do MINC João Andrade; Coord. Geral do CNIRCN/Fund. Cult. Palmares; Pres. da FAEC, Jean Laverdi; Dir. de Pesquisa e Extensão da UFG/Catalão Prof. Dr. Maria Helena; Representante da Câmara Municipal Vereador Wesley Lucas. |
Aconteceu no último domingo(30/04), na Casa da Cultura Abdala Mameri uma reunião articulada pela CUFA Araguari com o Secretário Executivo do Ministério da Cultura Sr. João Andrade, com o setor cultural da região, tornando nesse dia a cidade de Araguari/MG, polo cultural da região do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Sudeste Goiano. O evento foi realizado em parceria com a ANCEABRA- Associação Nacional dos Empresários e Empreendedores Afro Brasileiros, FAEC - Fundação Araguarina de Educação e Cultura, e UFG/Campus Catalão. Além dos componentes da mesa, estiveram presentes: Helena Maria e Rubens Nei, Reis de Congado da Cidade de Romaria; Edvaldo da Costa Alves, Presidente do Grupo Malta Nagoa/Uberlândia; Carlos Alberto Batista, Presidente da Associação de Capoeira Abolição/Uberlândia; Luciane de Araújo, do CONAFRO/Araguari; José Antônio Ventura, Coord. Afro Racial/Patos de Minas; Revalina Silva, Coord. Geral CUFA Patrocínio; Vereador Alexandre Vítor Castro, representante da Câmara de Patrocínio; Eliane Ferreira, Secretária Municipal de Cultura de Patrocínio; Prof. Dr. Vanito Frei, Professor Convidado da UFG/Catalão; Tenente Camila Pires, representante do 2° BTL Ferroviário; Onésia de Fátima, Pres. do Congo Verde; José Antônio Lourenço, Pres. do Cons. Mun. de Patrimônio Histórico; Mestre Benguela, Pres. Grupo Novo Estilo; Rafael Guedes, Sec. Mun. de Governo/Araguari; Edmar César, Pres. Academia Araguarina de Letras; Francisco Valentim, Pres Catupé Cacunda; Ramon Rodrigues, Pres. da Ass. de Capitãesde Congado/Uberlândia; Marco Túlio Nascimento, Pres. COMPIR/Araguari; Ivanilda Mendes, Pres. Moçambique Sainha Azul; Edson Batista dos Santos, Pres. Congo de Ouro; Prof. Darkson da Silva, Secret. do Moçambique Branco, Pollyana Silva, Dir. Mun. Dep. de Prom. de Igualdade Racial/Uberlândia; Sgt Júlio César, representante do Bombeiros Militar; Nassim Guerra, Pres. Conselho Municipal de Cultura de Araguari; Gilmar Batista, Pres. COMPIR/Uberlândia; Valtenir Silva, Dir. do Dep. Mun. de Cultura/Monte Alegre de Minas; Cecília Regina, Dir. Dep. Mun. Cultura/Goiandira; Murilo, Dir. Dep. Mun. de Cultura/Monte Carmelo; Juberson Melo, Sec. Mun. de Desenv. Econ.; Teresa Cristina Griep, Sec. Mun. de Adm./Araguari; Sebastião Naves, Sec. Mun. de Esportes e Juventude; Dr. André Reis, Superintendente da SAE; Cristiane de Oliveira, representantes das Comunidades de Terreiro/Uberlândia.
O evento iniciou com apresentações artísticas das oficinas da CUFA de: Dança Afro, Capoeira e Funk elogo após as falas da mesa e apresentação de cada uma das pessoas que estavam na platéia,passou-se ao segundo momento que foi a apresentação de projetos, um da CUFA em conjunto com a UFG/Catalão, um do Grupo SOL de teatro, um do Moçambique Branco, e um do Dep. de Prom. de Politicas Raciais/Uberlândia.
"Infelizmente, estamos vivenciando um contigenciamento de 64% da nossa verba para a cultura, mas é importante termos os projetos, cremos que tudo vai melhorar e quando isso acontecer temos que ter demandas pra atender, sob pena de até o pouco que temos perder, considerando que o Ministério da Fazenda pode achar que não existem demandas. Não digo sim, nem digo que não, digo que vou fazer o possível, para que o recurso solicitado chegue até vocês" concluiu o Secretário Executivo do MINC João Andrade.