Minas Gerais é o segundo estado brasileiro
com mais moradores em favelas ficando atrás apenas de São Paulo. Desde 2013, o
dia 4 de novembro é oficialmente comemorado o "Dia Estadual da
Favela". A data criada por articulação da Central Única das Favelas - CUFA , tem como objetivo conscientizar sobre a importância das comunidades na
vida das cidades e vice-versa, é uma oportunidade para
conhecer melhor as pautas, os números, a cultura, a arte, as demandas e
aspirações dos moradores das favelas de Minas Gerais e do Brasil. Haverá
festas, mostras, shows e manifestações culturais locais, como poesia, grafite,
street dance, esportes de rua e rap nas 300 cidades do Brasil onde existem bases da entidade.
Em Araguari, será realizado a mostra de dança "Tudo Junto e Misturado", no teatro de arena do Centro Cultural Abdalla Mameri, ás 19:30h, dia 04 de novembro próximo(sexta feira). A entrada será gratuita e o público que for assistir as apresentações, poderão conferir varios estilos de dança dos populares aos clássicos, considerando que a favela é espaço aberto de criatividade.
"Além das comemorações do Dia da Favela, o evento é também uma apresentação do resultado das oficinas gratuitas ministrada pela CUFA na cidade durante todo o ano de 2016, em parceria com a FAEC, através de convênio firmado com a Prefeitura Municipal de Araguari para realizar oficinas de teatro, percussão, capoeira, funk e dança afro. As crianças e adolescentes que participaram do projeto durante o ano se alternarão no palco apresentando o que aprenderam e realizando uma prestação de contas á sociedade do valor repassado em forma de convênio para pagamento de oficineiros, cursos e outros" diz Zulu, Coordenador Geral da CUFA Araguari.