sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Secretários se Reúnem com Representantes da Central Única das Favelas


Governo de Minas Gerais e entidade articulam parcerias para a melhoria da qualidade de vida da população de periferias


O objetivo do encontro foi tratar da parceria que vem sendo construída entre o Governo do Estado e a entidade

secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, recebeu nessa quarta-feira (25/11) na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte, representantes da Central Única das Favelas (Cufa). O objetivo do encontro foi tratar da parceria que vem sendo construída entre o Governo do Estado e a entidade para melhorar a vida dos jovens moradores de aglomerados.
Além disso, foram discutidas, também, questões relacionadas ao fortalecimento da Cufa em Minas e a realização da 1° Taça das Favelas de Minas Gerais – programada para acontecer no próximo ano, com expectativa de reunir mais de 10 mil jovens, com idade entre 14 e 17 anos.
Desde outubro deste ano, o governador do Estado, Fernando Pimentel, começou a discutir parcerias com as direções global, nacional e estadual da entidade. As secretarias de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) e de Governo (Segov) estão incumbidas das ações para o fortalecimento desta parceria.
“Trata-se de uma parceria importantíssima e que contribuirá para uma maior inserção do Governo na periferia, não só na capital, mas em todo o Estado. Muitas vezes, os aglomerados não são apresentados à sociedade como espaços de criatividade e cidadania. E é essa aproximação que queremos”, ressaltou Odair Cunha.
Estiveram também no encontro o secretário de Esportes, Carlos Henrique Alves da Silva, o subsecretário de Comunicação, Marcus Vinícius Gimenez, a secretária-adjunta da Sedese, Rosilene Cristina Rocha e os representantes da Cufa: Francislei Henrique (Presidente Nacional da entidade), Celso Athayde, Preto Zezé, Marciele Aparecida e Bruno da Silva. O superintendente de Interiorização e Ação Cultural da Secretaria de Estado de Cultura, João Batista Miguel, representou o secretário Ângelo Oswaldo.
Sobre a Cufa
Fundada em 1989 nas favelas do Rio de Janeiro, a Cufa atua hoje nos 27 estados brasileiros e em 17 países. De acordo Celso Athayde, a ONG está disposta, neste momento, a fortalecer suas atividades em Minas Gerais.
Além do esporte, na Cufa os jovens são incentivados a, simultaneamente, se integrarem a atividades de áreas como Assistência Social, Saúde e Cultura. Eles podem ser estimulados a participar de atividades nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e de iniciativas de outras áreas, como doação de sangue e prevenção de doenças como dengue e tuberculose, entre outras. Há, ainda, um grande potencial de empreendedorismo nas favelas.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Final de Semana Agitado Pra CUFA Araguari

Representantes da CUFA com o Cantos Péricles
O Fim de semana foi agitado pra CUFA em Araguari/MG. No sábado(21/11) no Centro de Referencia Negra, os alunos das oficinas  participaram do Festival Camadas - 3ª Mostra de danças, que reúne várias modalidades do seguimento, realizado pela FAEC - Fundação Araguarina de Educação e Cultura. O evento teve apresentações de dança árabe, flamenco, sapateado, dança afro, contemporânea e a CUFA participou com a oficina de funk, com uma belíssima apresentação.

Apresentação no Festival Camadas, no Centro de Referencia Negra

No domingo(22/11) a apresentação foi no palco da Rádio Regional FM, montado no Parque de Exposições Rondon Pacheco, a festa comemorou os 18 anos da Rádio, que pertence ao Grupo da TV Integração e são parceiros institucionais da CUFA. A festa, iniciou por volta das 15:00 e foi até as 02:00h da madrugada de segunda, com artistas de nome nacional revezando no palco, entre eles o Cantor Péricles e a dupla sertaneja Maria Cecília e Rodolfo. A Cufa apresentou-se por volta das 19:30h, com uma coreografia do cantor Wesley Safadão e outra do Nego do Borel e a galera saiu do palco sob aplausos efusivos do público, que adorou a apresentação.

Aniversário da Regional FM

"Nossa parceria se solidifica com essa participação de vocês em nosso evento" Disse Luis Antônio, Diretor Geral das Rádios Cultura FM(Uberlândia) e Regional FM(Araguari) e Wendel Delyffer, coordenador da oficina de funk finaliza: "Foi um momento ímpar, alguns bailarinos estavam dançando em um palco pela primeira vez, além do que pra nós é de suma importância ter uma Rádio do quilate da Regional FM, como parceira, estaremos aqui sempre que convidados".

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

CUFA Araguari Realiza a Entrega do Certificado do Prêmio Destaque Negro 2015



O Prêmio  Destaque Negro, foi criado em 1998, diante da necessidade de pontuar, pessoas pretas que são referências e ou entidades/iniciativas que melhoram a situação da comunidade afro descendente na cidade de Araguari e região.
Esse ano serão laureados:

* Gerente de Pessoas Jurídicas do Banco Itaú Agéncia Araguari Lúcio Sales Monteiro
   Área - Finanças

* Equipe de Jornalismo da TV Integração pelo belíssimo trabalho feito com a divulgação das ações        do congado.
   Área - Comunicação

* Equipe da Administração Pública Municipal pelos imensos avanços na promoção de políticas da        igualdade racial com a criação dos pilares do plano nacional da área: conselho, fundo e órgão,            facilitando assim a captação de verbas.
   Área - Políticas Públicas

* Presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial(COMPIR) Marco Túlio de          Souza Nascimento
   Área - Relações Institucionais

* Técnica de Enfermagem Elisa Jacinto
   Área - Saúde

*  Diretora do Grupo SOL de Teatro Lídia Soares
    Área - Teatro

*  Professora Rosa Margarida de Carvalho Rocha
    Área - Educação

*  Cobradora de Ónibus Coletivo Urbano Ivolina Maria de Oliveira
    Área - Relacionamento

Lenise Melo, ganhadora do Concurso Beleza Negra, será uma das apresentadoras do Prêmio Destaque Negro 2015


A programação que será conjunta com o Festival Camadas, realizado pela FAEC - Fundação Araguarina de Educação e Cultura e produzido pela Caimã Produções, e inicia de manhã, dentro das reflexões da Campanha Novembro Negro e será a seguinte:

09:00 as 11:00 h e da 14:00 ás 16:00h - Mini Curso Afro Brasilidades(Lucimar Cerqueira e Nei Sacramento - UFBA/Salvador/BA)

18:30h - Cortejo do congado saindo da porta do Palácio dos Ferroviários em direção á Casa da Cultura Abdalla Mameri

19:00h - Apresentação do espetáculo cultural Magnólias" (Grupo Terra Cota/Uberlandia/MG)

19:30h - Cerimônia de entrega do "Premio Destaque Negro 2015"

20:00 - Reinauguração do Centro de Referencia Negra

20:30 - Apresentações culturais de capoeira e funk e ternos de congados

21:00 - Roda de caboclos

22:00 - Encerramento

"A importância em pontuar pessoas ou instituições com o Premio Destaque Negro, é exatamente para que nossas crianças que estão no banco de escola, e acreditamos piamente ser através da educação um dos únicos  meios de ascensão sócio-econômica pra nossa comunidade, possam ter referências de pessoas que enfrentaram os estigmas cotidianos e através do trabalho honesto venceram na vida, e assim possamos sedimentar a permanência desse aluno na sala de aula". Diz Maluh Pereira, Diretora Presidente da CUFA Araguari.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Posse do Novo Presidente Nacional da CUFA, Tem Presença do Secretário André Quintão Representando o Governador

Em cerimônia concorrida, no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, na qual o secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão, representou o governador Fernando Pimentel, tomou posse nesta segunda-feira o novo presidente nacional da Central Única das Favelas (Cufa), o mineiro Francislei Henrique.

Secretário André Quintão, Presidente da CUFA Brasil Francislei Hernrique e MV Bil, um dos fundadores da CUFA

Já nesta terça-feira (10), lembrou André Quintão, Francislei Henrique, que deixou a presidência estadual da Cufa para assumir a presidência nacional, se reúne com o Governo de Minas. A nova presidente da ONG em Minas Gerais é Marciele Delduque, que também assumiu na cerimônia de segunda-feira. O vice-presidente é Bruno Silva.
Além de centenas de jovens moradores das favelas de Belo Horizonte, a cerimônia reuniu autoridades como os secretários de Estado dos Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda; da Cultura, Ângelo Oswaldo; o prefeito da capital em exercício, Délio Malheiros; a secretária de estado adjunta de Trabalho e Desenvolvimento Social, Rosilene Rocha; a deputada federal Jô Moraes; o prefeito de Contagem, Carlim Moura; o presidente global da Cufa, Preto Zezé; MV Bill, um dos fundadores da Cufa; deputados estaduais, vereadores, entre outros.
Fundada em 1989, nas favelas do Rio de Janeiro, a Cufa atua em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal e já está presente em 17 países. No mês passado, Celso Athayde, um dos fundadores da ONG, afirmou, em Belo Horizonte, que a direção da Cufa está empenhada em fortalecê-la em Minas Gerais.
Um dos trabalhos nesse sentido é a parceria que vem sendo discutida com o Governo do Estado, de cujas atividades as secretarias de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) e de Governo (Segov) vão ficar incumbidas. Na posse do novo presidente, o secretário André Quintão afirmou que “essa convergência da presidência nacional da Cufa para o Estado é muito importante para Minas Gerais. Será melhor para essa nossa busca da construção de políticas públicas mais adequadas. Será melhor com a participação daqueles que querem uma sociedade melhor”.
“Quero ser uma ferramenta para que outros, assim como eu, nascido na favela, fiquem vivos e cheguem cada vez mais longe”, frisou Francislei Henrique, ao tomar posse. Morador do Alto Vera Cruz, na Região Leste de Belo Horizonte, ele lembrou que na segunda-feira começavam as comemorações do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Após Articulação da CUFA, Centro de Referencia Negra Será Reinaugurado Pela FAEC/Prefeitura


Centro de Referência Negra Rainha Benedita Gonçalves



O Centro de Referência Negra Rainha Benedita Gonçalves, foi inaugurado em 2005  para ser exatamente o que seu nome propõe: um centro de organização de idéias, que canalize as informações e a riqueza da cultura negra em seus mais diversos meandros; passando pela música, dança, religiosidade, congados, capoeira e todo o leque de ações propiciado pela rica cultura ancestral africana.
A CUFA Araguari, através uma cessão de uso, utiliza o espaço desde 2009 para ministério das oficinas gratuitas oferecidas a comunidade e após a paralização estava sem espaço para atividades. Após algumas provocações de sua diretoria feitas á Presidente da FAEC e ao Prefeito Municipal iniciou-se o processo de reforma e agora finalizada, o mesmo será entregue á comunidade, dentro da programação proposta pela entidade em parceria com o COMPIR - Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, na campanha intitulada "Novembro Negro", que consta de uma série de ações durante o mês em curso, visando o combate ao preconceito e á discriminação racial. 



Batista, Diretor do Centro de Referência Negra
"É um importante espaço de interação da nossa cultura e com certeza é uma imensa satisfação entrega-lo todo reformulado pra comunidade, e com a sensibilidade que tem nosso Prefeito Raul Belém e nossa Presidente Carmem Valente outras melhorias ainda serão feitas, visando exatamente fazer com que a comunidade tenha a sua disposição um ótimo espaço de interação e troca de informações" diz João Batista, atual Diretor do espaço.
A cerimônia de reinauguração inicia as 16:00 horas, com saída do cortejo dos ternos de congados da porta do Palácio dos Ferroviários, em direção ao espaço do CRN, onde haverá abertura simbólica com corte do laço na entrada, fala das autoridades e logo após apresentações dos congados, capoeira e dança.
O local passa a contar com internet banda larga e wi fi gratuito para utilização da comunidade em geral e uma grade diferenciada de ações permanentes passam a compor a sua programação. É aberto todos os dias das 12:00 ás 18:00 horas e a CUFA utiliza o espaço após esse horário para ações da entidade. O  Centro de Referência Negra  Rainha Benedita Gonçalves, é uma divisão da FAEC - Fundação Araguarina de Educação e Cultura, sito á Rua Cel. José Ferreira Alves, 1098 - Centro(anexo á Casa da Cultura Abdalla Mameri), e o telefone de contato é 3690 3068.