quarta-feira, 30 de maio de 2012

TOP CUFA BRASIL


Gisele Bündchen dando um brilho todo especial em mais um inovador projeto da CUFA, o TOP CUFA BRASIL,trata-se de um concurso de beleza que tem como objetivo eleger a jovem mais bonita vinda das comunidades em situação de vulnerabilidade social, de todo Brasil, valorizando a beleza feminina em toda a sua diversidade.Gisele Bündchen estará na estreia (dia 05/06) do TOP CUFA BRASIL, seu apoio no projeto com certeza dará um enorme incentivo às meninas participantes do concurso de beleza que contagiará a todos!
O TOP CUFA será dividido em etapas, e o grande evento nacional acontecerá no Rio de Janeiro, dia 14 de setembro, o qual contará com 27 concorrentes, uma de cada estado do Brasil. A vencedora além de ganhar um contrato com uma agência de modelos, receberá produtos da Pantene Pro-V por um ano.
Acreditamos que intervenções positivas desta proporção definam a agenda nas periferias. Além de proporcionar uma visibilidade ainda maior a estes territórios conhecidamente férteis para a revelação de novos talentos no mundo da moda e estético, assim como contribuir direta e indiretamente para o aumento da auto-estima dos envolvidos.
E é claro a CUFA MG vem com tudo, logo menos estaremos divulgando a cerca de nossa etapa regional.
Preparem-se meninas!! O que acham da oportunidade de representar nosso estado na final e fazer parte deste grande projeto?

sexta-feira, 25 de maio de 2012

CUFA marca presença em Seminário sobre Direitos de Adolescentes em Conflito com a Lei


     A realidade vivida pelos adolescentes em conflito com a lei e a necessidade de vencer o preconceito em relação a eles, foi o foco da discussão do Seminário Direitos em Pauta – Imprensa, Agenda Social e o Adolescente em Conflito com a lei, realizado nos dias 22 a 24 de maio, em Brasília.
    A Central Única de Favelas - CUFA marcou presença no evento, que reuniu 240 pessoas, entre profissionais de comunicação, fontes de informação do Brasil e de outras nações latino-americanas. As colaboradoras da área da Comunicação da CUFA, Najla Souza, da CUFA Mato Grosso, e Rose Dayanne Santana, da CUFA Tocantins, participaram das discussões dos três dias do evento, que debateram entre outros assuntos, a ética e o compromisso com a defesa de direitos, como a mídia pode contribuir para o respeito aos direitos dos adolescentes em conflito com a lei, como vencer o estigma da violência em comunidades da periferia por meio da fotografia, o tratamento do jovem como sujeito de direitos e a defesa da pauta positiva.
   “O seminário foi uma oportunidade riquíssima para o debate e, sobretudo, troca de experiências entre os diversos atores e atrizes que atuam na temática de Direitos Humanos e, principalmente, em defesa dos direitos de crianças e adolescentes em conflito com a lei. Precisamos vencer esse estigma de que a violência vem só das comunidades de periferia, investir no protagonismo e tratar nossos jovens como sujeitos de direito”, destacou a jornalista Rose Dayanne Santana.
    Para a Najla Souza, o seminário modificou sua visão em relação aos adolescentes em conflito com a lei. “Uma conseqüência do contato direto com as pessoas que lidam com os Centros de Medida Socioeducativa de todo o país. Além disso, revi o conceito sobre a responsabilidade que a mídia tem sobre a retratação da causa, que o olhar sobre a situação dos jovens em conflito com a lei deve ir além do relato cru do acontecimento”.
Entre especialistas e jornalistas que debateram sobre o tema, o evento contou com a presença de Jailson Oliveira, do Observatório de Favelas, Mauri Konig, Rosa Maria Ortiz, Marcelo Canellas, Carmem Oliveira, Eliane Trindade e Conceição Paganelle.
    O evento é realizado pela ANDI – Comunicação e Direitos em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, contando com patrocínio da Petrobras e apoio do Instituto Camargo Corrêa.


segunda-feira, 21 de maio de 2012

CUFA Araguari Participa do Projeto "Pirâmide em Ação"

Oficina de axé e funk
Aconteceu neste último sábado na Praça Manoel Bonito, entre 09:00 e 12:00 horas, o "Pirâmide em Ação", evento realizado pela empresa Pirâmide e que contou com a parceria da CUFA Araguari na programação musical, através de apresentações artísticas. Participaram do evento alunos da oficina de free step e da oficna de axé/funk, além do DJ Hugo MTX, que animou a festa na praça durante toda a manhã do dia 19/05.
DJ Hugo MTX
Equipe da CUFA Araguari
Público presente aproveitando a pipoca gratuita
Crianças se divertindo nos brinquedos oferecidos

Japinha(free step)
Apresetação dos alunos da oficina de free step


sexta-feira, 11 de maio de 2012

CUFA Araguari, Realiza com a Secretaria Municipal de Esportes e a Liga Araguarina de futsal a Final do Torneio de Verão de Futsal

Pirrets, 3º lugar


Segredos, 2º lugar

Ouro Verde, 1º lugar

Murilo Veloso, Artilheiro

Goleiro Menos Vazado

Maycon Douglas, Atleta Revelação

quarta-feira, 9 de maio de 2012

CUFA Araguari, Secretaria de Esportes e Liga Araguarina de Futsal Realizarão a Final do TORNEIO DE VERÃO DE FUTSAL

Zulu, da CUFA Araguari; Secretário Municipal de Esportes Horácio Nascimento e o
Pres. da Liga Araguarina de Futsal, Gilmar Cabral



    Acontece nesta quinta(10/05), as 20:30h, na quadra externa da Secretaria Municipal de Esportes, a final da segunda edição do Torneio de Verão de Futsal. O evento é realizado em parceria, pela Secretaria Municipal de Esportes, que cede os espaços de competição e a premiação; a Liga Araguarina de Futsal, que cede a arbitragem e a CUFA Araguari, que realiza a mobilização dos times e organiza o sistema de disputa.
"A ideia central que nos move para realizar essa competição é dar visibilidade, aos jogadores da modalidade que estão escondidos lá na periferia", diz Zulu, da CUFA Araguari que participa ativamente desde o primeiro e espera criar condições de aumentar os parceiros e melhorar ainda mais o trabalho, de forma que o torneio possa crescer cada vez mais e ultrapassar as barreiras do município.
Para Gilmar Cabral, da Liga Araguarina de Futsal, que colabora na cessão dos árbitros para realização das competições: “O equilíbrio social só será possível quando os atores que sofrem o impacto dessas diferenças passem a ser os protagonistas das mudanças, com a colaboração de todos”.
O evento acontece da seguinte forma: são realizados, após uma ampla divulgação do evento e mobilização dos times nas comunidades, pré seletivas nas quadras que não compõe o complexo esportivo do Ginásio Poliesportivo Mário Brun Negreiros, sendo uma no Bairro Ouro Verde, outra no Bairro Paraiso, no Bairro Chancia, Bairro Goiás, no Bairro Andrade Gutierrez e esse ano ainda teve a participação do Distrito de Piracaiba; em cada uma dessas quadras são feitas eliminatórias e os times classificados em primeiro, segundo e terceiros lugares, competem nas quadras do Ginásio Poliesportivo a grande final do torneio que durante sua execução tem as seguintes finalidades:
• Valorização do indivíduo Através do Esporte
• Valorização de Territórios
• Cultura de Paz
• Utilizar o esporte como canal para sensibilização de pessoas para pautas importantes das comunidades, buscando a conscientização, organização e mobilização social para melhoria da vida nas comunidades, valorização desses espaços e de seus cidadãos.
• Promover campanhas nas comunidades que tornem os jovens mais conscientes de seus papeis, para com sua realidade e entorno. Exemplo: o impacto do uso abusivo ou precoce do álcool.
• Promover campanhas de saúde, comportamento e conscientização.
• O impacto das drogas , como crack e oxi.
• Otimizar o potencial dos parceiros para valorização e promoção do esporte e de jovens talentos esportivos das comunidades.
"A nossa administração, tem por meta, o atendimento integral do indivíduo através do esporte e de forma organizada e parceira. Essa  competição especificamente, vem suprir uma lacuna que é a participação das comunidades mais afastadas dentro do nosso plano municipal do esporte, que é atender igualitariamente a todos os cidadãos", finaliza o Secretário Municipal de Esportes, Horácio Morais Nascimento.
Disputam o primeiro e o segundo lugar da competição OURO VERDE X SEGREDOS

OURO VERDE


SEGREDOS


E a disputa de terceiro lugar ficara entre RED BULLS X PIRRETS


RED BULLS

PIRRETS







            


sexta-feira, 4 de maio de 2012

DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA - O JORNALISMO BRASILEIRO E A EXALTAÇÃO DA TRAGÉDIA


A liberdade de imprensa no Brasil nunca esteve em nível tão elevado. Tanto é que não estão sabendo o que fazer com ela. O resultado disso tem se refletido na péssima qualidade do jornalismo brasileiro, a julgar pelas notícias enfadonhas, em que se destacam aquelas de cunho negativo (tragédias em geral), as quais nos bombardeiam diariamente. E é assim de manhã, à tarde e à noite. Uma situação desesperadora.
Diante disso, a impressão que dá é que o jornalismo ético é a exceção da regra, e que, deste modo, é praticamente inútil querer se informar através dos jornais sobre aquilo que realmente teve importância no dia, pois eles perderam a moderação e caminham por perder a credibilidade. O povo brasileiro está refém de uma imprensa que, ironicamente, tem liberdade para se expressar, mas, ao mesmo tempo, ainda a usa de forma antisocial e medíocre. Um verdadeiro contrasenso!
Nesse meio trabalham os jornalistas inescrupulosos, "mortos de fome", que sem o menor pudor continuam sustentando, com suor nada honroso, um sistema vendido, seja para o próprio governo, seja para as grandes corporações, etc. Em outras palavras, publica-se aquilo que pagam. Então, ideologia pra quê? Pra que compromisso com a verdade ou com as repercussões sensacionalistas? Não há. E é justamente esta falha grave que nos tem feito pagar o alto preço da má informação que a deturpação daquilo que chamamos de "liberdade de expressão" trás.
Portanto, "LIXO JORNALÍSTICO" é o resumo daquilo que nos despejam todos os dias como "informação socialmente relevante", mas que está longe de sê-lo! Por isso, é preciso que haja uma mudança urgente nessa situação. Precisamos ser tratados com mais respeito, e não como meros consumidores passivos de carnificina e informação inútil, que, em verdade, nada agrega de valoroso ao espírito humano. Esse foco negativo excessivo, aliás, tornou-se perigoso. Ele tem gerado em nós, como consequência imediata, a total descrença em dias melhores. E é evidente que isso aconteça ante a uma pauta jornalística de mais ou menos 70% (setenta por cento) de notícias negativas diárias e várias vezes ao dia. Não há como não se abalar. Não há como não ser contaminado pelo desânimo.
Tentando talvez justificar o injustificável, dizem que o brasileiro gosta de tragédia. De onde tiraram isso não sei, mas eu discordo veementemente disso! Se assim o fosse não veríamos nas redes sociais, por exemplo, o compartilhamento de tantas mensagens de amor, de paz, de amizade, nem tantas citações filosóficas e bíblicas sobre a vida, sobre Deus, nem, tampouco, tantas piadas, charges e textos bem humorados, porque é praticamente só isso que vemos nestes locais. Ou eu estou errado? Algumas pessoas, inclusive, até exageram nessas divulgações, poluindo o sistema. Mas como é uma "poluição" positiva, tudo bem.
Desta forma, podemos afirmar que o povo brasileiro não gosta de notícias trágicas. Muito pelo contrário, ele gosta das boas notícias, das novidades, de positividade, de alegria! Então, por que não levam isso para os jornais, principalmente os telejornais? Por que não invertem a proporção negativo-positivo das matérias e passam a enfatizar aquilo que nos edifica? Qual a dificuldade nisso afinal
Ademais, fora deste contexto depreciativo que a imprensa brasileira está recostada, quero parabenizar aqueles jornalistas que trabalham com ética e profissionalismo, em cujo desempenho profissional preocupam-se, de fato, em nos informar com decência. Continuem firmes nesse propósito. E parabéns a vocês!


Luciano Caettano

quinta-feira, 3 de maio de 2012

JOVENS GANHADORES DA TAÇA DAS FAVELAS VIAJAM PARA MADRID

Chegou o grande dia! Os eleitos melhores jogadores da primeira edição da Taça das Favelas 2011/ 2012, Yasmin Justino da Silva, que jogou pela comunidade Fallet Fogueteiro na categoria feminino e Marcus Vinícius Peres Martins, que representou pelo time da Rocinha, no masculino, foram aproveitar o prêmio que receberam. Patrocinado pela P&G, através da marca Gillete, os atletas foram premiados com uma viagem a Madrid, Espanha. Além dos prêmios e troféus que receberam na final, que aconteceu no dia 11 de Fevereiro em Padre Miguel, Rio de Janeiro, de quebra ainda vão conhecer o jogador Kaká, que joga atualmente pelo Real Madrid e que acaba de sagrar-se campeão nacional da Espanha.
Diretamente da Rocinha e Fallet Fogueteiro, comunidades onde moram Marcus e Yasmin, os jovens, na companhia de Celso Athayde, embarcaram no aeroporto Internacional Galeão / Tom Jobim, no Rio de Janeiro no último dia 01 de Maio de 2012 para desfrutar da premiação. A família dos jogadores foram acompanhá-los no aeroporto e como toda despedida, suas mães se emocionaram bastante. Com a diferença de fuso horário, desembarcaram na manhã do dia 02 na Espanha e já foram conhecer um pouco da cidade.
E não para por aí… Ainda vêm muitas surpresas.

Na foto: Yasmin Justino da Silva, Celso Athayde(CUFA) e Vinícius Peres Martins