quarta-feira, 28 de novembro de 2018

CUFA Araguari Realiza Evento Beneficente


A Central Única de Favelas - CUFA, oferece um ciclo de oficinas gratuitas á comunidade em Araguari, que funciona em espaço cedido pela Prefeitura Municipal, através da Fundação Araguarina de Educação e Cultura. Entre essas, uma é a de capoeira que funciona todos os dias das 17:30h ás 19:00h e atende várias crianças e jovens, maioria em situação de risco social. 
Para que os alunos que não tem condições financeiras, possam fazer graduação de cordas, a entidade realiza neste próximo domingo uma galinhada beneficente em prol da causa. O evento começa a partir das 11:00h, no Espaço CUFA, sito á Rua Cel. José Ferreira Alves, 1098 - Centro(anexo á Casa da Cultura Abdalla Mameri) quando começa a ser servido as refeições, com a opção de comer no local, acompanhado do samba de Negro Ronei e do sertanejo jovem da Banda City Roots, ou pode levar pra saborear em casa. O valor do investimento alimentar é de R$10,00(dez reais por pessoa)

Apresentações culturais e serviços são realizados no projeto 'Ruas, Cultura e Movimento em Araguari

Evento ocorreu neste domingo (25) e encerrou as atividades de reflexão sobre o mês da 'Consciência Negra'.


Apresentação da Oficina de Capoeira da CUFA, Grupo Nova Era e Grupo Ethuolé Capoeira 
O Palácio dos Ferroviários de Araguari recebeu neste domingo (25) o projeto "Ruas, Cultura e Movimento". O evento realizado pela Central Única de Favelas - CUFA Araguari, em parceria com a Prefeitura Municipal/Secretaria de Esportes e Juventude, TV Integração e COMPIR , encerrou as atividades de reflexão do mês da "Consciência Negra", o "Novembro Preto".

Durante o evento,  alunos das diversas oficinas oferecidas gratuitamente pela CUFA fizeram apresentações de capoeira e dança, além do samba do Negro Ronei, do rap do Humildade Prevalece e Mano Havaiano e do pop rock ativista LGBT de Beth Princepaul, além do ponto alto do evento que foi o desfile beleza negra, onde a comunidade pode visibilizar tendências de maquiagem, vestimentas, cabelo e adereços. “Mostrar esse trabalho para a comunidade é muito importante para nós e para chamar atenção ao que estamos desenvolvendo”, disse o Professor Xangô. 
A TV Integração, juntamente com o grupo de voluntários do "Seja Digital" forneceram orientações sobre o desligamento do sinal analógico.
Uma equipe da Secretaria de Esportes e Juventude também esteve no evento para realizar inscrições para o Programa Estação Juventude e emissão do Cartão da Identidade Jovem.
Mais fotos podem ser acessadas no link: https://www.facebook.com/zulu.cufaaraguari/media_set?set=a.2159687837424876&type=3&notif_id=1543256043067817&notif_t=feedback_reaction_generic

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Projeto Ruas Cultura e Movimento Encerra as Ações de Reflexões do Novembro Preto

Palácio dos Ferroviários, onde acontecerá o evento



Acontece neste domingo na porta do Palácio dos Ferroviários o Projeto Ruas Cultura e Movimento. A realização é da Central Única de Favelas - CUFA em parceria com a Prefeitura Municipal de Araguari através da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude, do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial - COMPIR e apoio do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC, TV Integração, da empresa Seja Digital e da Web TV. O evento marca o encerramento das ações de reflexão do Mês de Consciência Negra, o "Novembro Preto" e propiciará uma série de apresentações artístico-Culturais no palco montado nas escadarias do Palácio; além de serviços prestado pelo ónibus da saúde, disponibilizado pelo IMEPAC; parque infantil com balão pula pula e cama elástica e jogos esportivos como o futebol de rua e outras modalidades.
A TV Integração(afiliada Globo) e a empresa Seja Digital fornecerão orientações sobre o desligamento da TV analógica e a equipe da Secretaria de Esportes e Juventude fará inscrições para o Programa Estação Juventude e emissão do Cartão do Identidade Jovem.
O evento inicia a partir das 14:00h e encerará por volta das 21:00h.

PROGRAMAÇÃO

14:00 - DJ Hugo MTX
15:00 - Roda dos Amigos da Capoeira de Araguari
15:30 - Abertura oficial
16:00 - Esclarecimentos sobre TV Digital, Estação Juventude e Identidade Jovem
16:30 - Humildade Prevalece(RAP)
16:45 - Família DJ Produções
17:00 - Oficina de Dança do Passinho da CUFA
17:15 - Show Transformista Beth Princepaul
18:00 - Gravação do EP do Negro Ronei
19:00 - Desfile Beleza Negra
20:00 - Encerramento com roda de Samba


quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Prefeitura de Araguari abre inscrições para o Programa Estação Juventude 2.0

Da esq. p/ dir.: Rogério Muniz, Pres. da FAEC; Guilherme Afonso, elaborador do projeto; Eunice Mendes, Sec. de Trab. e Açao Social; Kilvia Cristina, representante da SNJ; Marco Tulio, Pres. do COMPIR; Sebastiao Naves, Sec. de Esp. e Juventude; José Carlos, Sec. de Educação; José Vitor, Dep. Fed. eleito; José Maurício,Cons. Mun. de Juventude e Zulu, Coord. Geral do Programa


A Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República, em parceria com a Prefeitura de Araguari realizaram na última segunda-feira (12) lançamento do Estação Juventude 2.0, programa que integra o Brasil Mais Jovem 2018. O Brasil Mais Jovem 2018 é um pacote com 12 novas iniciativas voltadas aos brasileiros de 15 a 29 anos, lançado pelo Governo Federal. É uma continuação do Brasil Mais Jovem lançado em 2017, pela Secretaria Nacional de Juventude. Ele reúne 91 programas, ações e iniciativas do Governo Federal que já estão em andamento e são destinadas aos 51 milhões de jovens brasileiros.
O objetivo do programa Estação Juventude é transformar a vida de jovens brasileiros, desenvolvendo um caminho para o futuro, educação, trabalho, saúde, lazer, vida familiar, sexualidade, sociedade, tecnologia, cultura, participação política e comunitária.
Em Araguari o Programa está com inscrições abertas para as diversas oficinas como dança, teatro, leitura, informática entre outras atividades. As oficinas serão realizadas no CEU das Artes, (Praça Sebastião Campos no Residencial Monte Moriá) das 7h ás 22h. Podem participar jovens de 15 a 29 anos de toda cidade.
O Secretário de Esportes, Sebastião Naves falou da importância da implantação do Programa. “A juventude é carente de bons projetos e em Araguari não é diferente. O Programa Estação Juventude vem suprir essa falta. As estatísticas comprovam que os jovens são os mais atingidos pela violência, mais de 60% dos presidiários tem menos de 29 anos. Esperamos com a implantação do programa em nossa cidade reduzir esses índices e atender nossa juventude", destacou o Secretário.
O Deputado Federal eleito, José Vitor Aguiar falou do trabalho em equipe realizado pelas esferas municipal e federal. “Acredito que o trabalho em equipe tem a consolidar os resultados. Pois quando todos colaboram as consequências são muito positivas. Espero que este seja um lugar onde possamos daqui algum tempo colher bons frutos. Parabenizo a todos pelo empenho na implantação do Programa”, disse o Deputado.
“Parabéns a todos os envolvidos nesse trabalho. Foram mais de 800 cidades inscritas para receber o Programa Estação Juventude e somente 28 puderam implantar o Programa. Em nome da Câmara Municipal parabenizo a administração do Prefeito Marcos Coelho”, ressaltou o Vereador Guilliano Sousa.
“A Secretaria Nacional de Juventude preocupou não só na continuidade do Programa, mas na melhoria do mesmo. Chegar até aqui foi uma luta muito grande. A Juventude precisa aproveitar os equipamentos públicos. O espaço é dos jovens e deve ser bem aproveitado. Tudo é possível para quem tem fé e disposição para trabalhar e construir um futuro diferente”, enfatizou a Vice-Presidente do CONJUVE e Representante da SNJ, Kilvia Cristina.
O Prefeito Marcos Coelho agradeceu a todos e falou dos jovens que precisam desse projeto. "Araguari possui muitos jovens com a necessidade de ampliação de políticas públicas que gerem inclusão para a juventude, a chegada desse Programa é mais uma fora de inserção e inclusão dos jovens. Agradeço a todos que se empenharam na instituição desse Programa”, disse o Prefeito.

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Prefeitura de Araguari assina Termo de Fomento Com a CUFA Araguari

Prefeito Marcos Coelho e o Vereador Giuliano Tibá, ladeados por representantes da CUFA Araguari



A Prefeitura de Araguari, através da Fundação Araguarina de Educação e Cultura – FAEC realizou na manhã de ontem (12), o evento de Assinaturas de Termo de Fomento e Acordo de Cooperação com as seguintes entidades do município: Comunidade Terapêutica Pró Vida, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, Associação Casa de Davi e Liga Desportiva Cultural Afrikpoeira(CUFA Araguari).
Participou do evento, o Prefeito Marcos Coelho (MDB), com os seguintes Secretários: Eunice Maria Mendes (Trabalho e Ação Social, Ailton Sousa Oliveira (Política Sobre Drogas), Ieda Maria Fernandes (Governo), José Ricardo de Resende (Fazenda), Hamilton Júnior (Meio Ambiente), José Carlos Macedo (Educação), Clever Lima (Desenvolvimento Econômico), Expedito Castro Alves Júnior (Obras), Paulo Brito (Agricultura), Nadia Anita de Melo Peres (Gabinete), Rogério Muniz (Presidente da FAEC), os Vereadores: Levi Siqueira, Wanderlei Inácio e Giulliano Sousa Rodrigues.
A CUFA Araguari foi representada no evento por Agnaldo Daniel da Silva – ZULU(Coordenador Geral), Luana Vigilatto(Coordenadora Institucional), por alunos das oficinas e  pela Diretora Presidente Maluh Pereira.

Momento da assinatura do Termo de fomento

A Secretária Eunice Maria Mendes falou sobre a importância de o município estar participando com o Termo de Fomento e de Cooperação. “São entidades que trabalham com pessoas que necessitam de ajuda e que muitas vezes não dispõe de recursos para continuar os projetos importantes. O auxílio por parte do poder público é muito importante para que essas entidades continuem exercendo o trabalho de ajuda as pessoas que precisam de carinho e atenção. Um trabalho social respeitável que nos orgulha muito”, destacou a Secretária.

A Diretora Presidente da CUFA frisou que: "A CUFA em Araguari, assim como as demais entidades que firmaram convênio com o município, possibilita braços para que a administração municipal, exerça políticas públicas onde a mesma tem dificuldades de entrar e os termos de fomento ou de cooperação ampliam as possibilidades de atendimento das entidades".

O Prefeito Marcos Coelho (MDB), falou aos presentes após as assinaturas dos convênios. “É um momento extremamente importante para nós como administradores e para as pessoas que fazem parte desse trabalho importante junto às pessoas que necessitam de apoio. Mesmo com imensas dificuldades nossa equipe de secretários, dentre os quais a Secretária de Trabalho e Ação Social e o Presidente da FAEC não mediram esforços para proporcionar ajuda importante para essas entidades. Como qualquer outra cidade de Minas Gerais, a Prefeitura de Araguari está com enormes dificuldades financeiras, mas, somos a única cidade da região que ainda consegue manter os compromissos financeiros em dia. Quero cumprimentar todos e finalizar dizendo que nossa gestão não mede esforços para auxiliar as entidades que precisa”, disse o Prefeito.