terça-feira, 31 de maio de 2016

CUFA Realizou Volta ao Mundo - Desafios e Vivências

O Clube AFA se preparou na ultima quinta feira(26/05) para receber os participantes do "Volta ao Mundo - Desafios e Vivências. O evento que começou por volta das 10:00 horas da manhã com a chegada das pessoas, teve acolhida dos diretores e coordenadores da CUFA  e as 13:30h os coordenadores da oficina de teatro atores Maluh Pereira e Ricardo Fiúza fizeram a abertura oficial com a performance "Fragmentos"

Logo após foi a vez da oficina de axé e funk se apresentar, levantando a galera presente no salão
Após a fala do Prefeito Raul Belém, a Primeira Dama Amanda Belém, foi homenageada com uma orquídea amarela, entregue pelo aluno Mascote, da oficina de capoeira, considerando ser ela a grande interlocutora das ações da CUFA dentro da administração municipal

Na sequência da programação do evento, foi convidado o Mestre Moreno para receber uma placa de prata, sendo o mestre de capoeira mais antigo da cidade vivo e foi quem ensinou o Mestre Zulu e que tantos serviços prestou a história da capoeira na cidade. "O mesmo está passando por sérias dificuldades, trabalhou a vida toda como carregador de mercadorias "chapa" e no momento está sofrendo de escoliose na coluna e não pode mais trabalhar e não consegue aposentar, está num processo depressivo e já não consegue mais jogar capoeira, então iniciamos hoje uma campanha aqui no evento, que possibilite sua aposentadoria de forma digna pelos relevantes serviços prestados" disse Mestre Zulu, mestre de cerimônias do evento e coordenador geral da CUFA Araguari.

A roda de graduação e batizado dos alunos da oficina de capoeira transcorreu normalmente com vários mestre que prestigiaram o evento como o Mestre Sambureco, coordenador das oficinas de capoeira da CUFA Rio de Janeiro/RJ; Mestre Gaguinho, da cidade de Formiga/MG; Mestre Petróleo e graduados, da cidade de Araxá/MG; Mestrando Lobo e graduados, da cidade de Brasília/DF; Monitor Pretin/PR; Professor Neto e graduados, da Cidade de Uberlândia e da Cidade de Araguari estiveram Mestre Necão, Mestrando Cascavel e graduados do Grupo Capoeira Brasil; Mestre Bifão, Grupo Gingado Capoeira; Mestrando Zorro, da Gamboa Capoeira; Instrutores Touro e Queimado, do Grupo Nova Era; Professor Raça, da Cazuá Capoeira e o Professor Mico e Instrutores Princesa e Calango, da Afrikpoeira.


Foram premiados com medalhas o Mestre Petróleo, como melhor jogo do ritmo de Angola; Mestrando Zorro, como melhor jogo de Benguela; Mestre Gaguinho, melhor jogo no ritmo de São Bento Grande e o Grupo Capoeira Brasil levou o troféu de melhor equipe.

As crianças desfrutaram amplamente do parque, do campo e das piscinas como bem disse o presidente do clube, o ferroviário aposentado José Lourenço: " o patrimônio do Clube AFA, está ai pra ser desfrutado e essas parcerias como a da CUFA enobrecem o uso do espaço".























A Batalha de Rimas, teve muito mais inscritos do que o esperado e foi movida por animação total, coordenada pelo MC Pernalonga, responsável por um coletivo de rap, intitulado Indústria Só Monstro, foram desafios poéticos do início ao fim, quando venceu o MC Felps no final da tarde, pra delírio dos amigos e torcedores dele.


Mais fotos e vídeos podem ser acessados no Blog www.maysabrao.com.br que cobriu o evento inteiro, assim como a TV Integração, afiliada Globo, além da nossa página no Facebook.

http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/mgtv-2edicao/videos/v/atividades-culturais-marcam-corpus-christi-em-araguari/5051869/

https://www.youtube.com/watch?v=picJMirEHX8

https://www.youtube.com/watch?v=gK-F7g4TocY&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=YX4C74G8sdY&feature=youtu.be

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Volta ao Mundo - Desafios e Vivências


A CUFA Araguari, realiza neste feriado de Cospus Cristh(26/05), com parceria da Prefeitura Municipal, através da FAEC - Fundação Araguarina de Educação e Cultura e o AFA - Associação dos Ferroviários de Araguari o evento "Volta ao Mundo - Desafios e Vivências", o tema é uma referência às rodas de capoeira, quando o contendor está cansado ou em desvantagem, ele pede uma volta ao mundo, ou seja, uma volta ao redor da roda de capoeira ou pra descansar ou pra rever a estratégia de jogo.
O evento que se inicia ás 10:00h da manhã, no Clube AFA(Rua dos Portadores, 20 - Bairro Goiás)  terá em sua programação: posse da diretoria da Liga Desportiva Cultural Afrikpoeira, representante legal da CUFA - Central Única de Favelas, na cidade de Araguari/MG; lançamento do "Projeto Adote Uma Escola" e Batizado e Troca de Graduação dos alunos da oficina de capoeira da entidade. Várias autoridades são esperadas para composição de mesa no evento, como o Prefeito, Presidente da Câmara e vários vereadores, além de representantes do judiciário e ministério público. Na abertura haverá apresentações das oficinas de dança e de percussão e logo após a cerimônia de entrega de cordas da capoeira, enquanto o almoço estiver sendo servido, a animação ficará por conta do Grupo de Samba Sempre em Casa, as piscinas estarão liberadas durante todo o tempo do evento, desde que os usuários estejam trajados com sunga de banho(homens) e biquinís ou maiôs(mulheres) e para encerrar o evento terá uma batalha de rimas, que premiará o primeiro lugar com um valor em dinheiro, uma tatuagem e um troféu, a inscrição pra batalha é gratuita e pode ser feita no local.


Dentro da programação do evento consta ainda o oferecimento do curso gratuito de Elaboração de Projetos e de Captação de Recursos, voltado pra cultura popular. O mesmo será ministrado pela Professora Gabriela Gomes e terá duração de 20h/aula, com direito ao certificado aos que apresentarem-se com o mínimo de 70% de frequência durante o período em que o mesmo estiver sendo ministrado. O mesmo se faz necessário, diante do novo marco regulatório do terceiro setor e suas novas regras, quem é subvencionado  terá que apresentar um plano de trabalho antes de receber o repasse, e no curso os participantes poderão ter noções básicas de como elaborar um projeto cultural ou desportivo e como captar formas de financiamento para o mesmo.
"Estamos considerando esse evento como o início das atividades da CUFA, aqui em Araguari/MG, no ano de 2016, apesar de já ter tido outros, esse tem ações que vão nortear todo o ano, a exemplo do Projeto Adote Uma Escola, onde pretendemos levar nossas oficinas para a Escola Vilagran Cabrita, já em comum acordo com a Diretora Suely e a Márcia, nossa Secretária de Educação; pretendemos trazer ainda o IMEPAC, para nos ajudar com os cursos de Normal Superior e Pedagogia, dando suporte no reforço escolar; e da TV regional e a imprensa local, divulgando as ações; queremos fazer uma grande mobilização entre pais, alunos, professores e toda a comunidade, buscando a mlehoria da escola e dos que dela usufruem. Fora isso temos a posse da nossa diretoria, apresentação dos novos coordenadores e novas oficinas, como a dança afro. estou bastante empolgado com esse evento" diz Zulu, Coordenador Geral da CUFA na cidade.