sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

CUFA Realiza o Reveillon Popular e o Concurso Reinado de Momo, em Parceria com a FAEC/Prefeitura Municipal

A Cufa Araguari, após aval do Prefeito Municipal Raul Belém, irá realizar em parceria com a Prefeitura Municipal/Fundação Cultural o Reveillon Popular e dentro do evento o Concurso Reinado de Momo. O evento contará com ótima estrutura de palco, tendas, sonorização, iluminação flúor, banheiros químicos, área de alimentação e no momento da virada uma belíssima queima de fogos que promete encantar a todos que forem pro local.
O evento acontece a partir das 21:00 horas, do dia 31 de dezembro do corrente ano, em frente o Palácio dos Ferroviários, sito á Praça Gaioso Neves, 129 - Goiás e será animado inicialmente pelo som eletrônico do DJ Rick X, seguido pelo samba raiz do Grupo Classe "A", que ficará responsável pelo som do concurso que escolherá o reinado momesco composto pelo Rei Momo, pela Rainha, Primeira e Segunda Princesas, representantes do Carnaval Araguari 2015 e a virada ficará por conta do som eletro house do DJ Hugo MTX.

DJ Rick X


DJ Hugo MTX

"Todas  as pessoas são bem vindas, a ideia é criar um espaço harmonioso de convivência para a comunidade numa noite de grande alegria e esperança do raiar de um novo ano, considerando ter muitas pessoas na cidade que estão aqui trabalhando e não terão oportunidade de retornar para o convívio dos familiares em seus lares, possibilitando a estes e a outros que as vezes nem familiares tem uma grande festa" diz Zulu, responsável pela produção do evento.
As inscrições para quem se interessar em participar do Concurso Reinado de Momo, já estão abertas e se estende até o dia 29/12 e podem ser efetivadas na sede da FAEC - Fundação Araguarina de Educação e Cultura, na Rua Brasil Aciolly, 86 - Centro no horário compreendido entre 12:00 e 18:00 horas, o telefone de contato é 3690 3220



quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

CUFA festeja 17 anos e inaugura Espaço Cultural em Madureira

Em janeiro de 2015, a Central Única das Favelas (CUFA), completará 17 anos de atuação. A data será celebrada com um novo marco: a inauguração do Espaço Cultural Marina Soares Athayde, localizado sob o Viaduto Negrão de Lima, em Madureira, Zona Norte do Rio. O nome foi sugerido pelos funcionários da CUFA e é uma homenagem a mãe do fundador da instituição, Celso Athayde, que, durante quatro anos, abrigou-se no local junto dos dois filhos, Celso e Paulo César Athayde (in memoriam). A cerimônia, marcada para o dia 29, às 10h, contará com a presença dos parceiros que colaboraram para a construção física do projeto e dos que irão colaborar para a manutenção das atividades no viaduto, além de todos com os quais a CUFA contou desde sua criação. 

Ao longo desses 17 anos, a CUFA notabilizou-se pelo combate à segregação social e étnica, destacando-se por ações empreendedora voltadas para moradores das favelas brasileiras. Tamanha dedicação transformou a CUFA em uma referência, com sedes em países como Brasil, Argentina, Alemanha, Chile, Estados Unidos e Inglaterra. No entanto, as raízes jamais foram esquecidas pela organização.

"A minha sede de transformação nasceu no viaduto, na rua. Por mais longe que a CUFA vá, nosso ponto de partida para todos os avanços sempre será o Viaduto de Madureira, nossa matriz, nossa raiz  onde está nosso coração. Portanto, não poderia estar mais feliz do que estou, e sei que minha mãe e meu irmão também devem estar orgulhosos. Esse momento é um marco para a CUFA, é ver nossa batalha diária sendo materializada nesse lugar que sempre foi símbolo de sujeira e depressão, e agora passa a ser sinônimo de arte e transformação", afirma Athayde. 

A nova sede possui uma área total de 2.748,95m², e conta com uma estrutura moderna: quadra poliesportiva, espaço para shows musicais, salas de aulas, refeitório e um setor administrativo que abrigará mais de 80 funcionários. No local continuarão a ser desenvolvidas as oficinas de basquete, dança, grafite e teatro, aulas de inglês, dança afro, curso de modelo de passarela e diversas outras atividades culturais e esportivas. O projeto foi desenvolvido pela empresa Painel Arquitetos Associados, de Belo Horizonte, e executado pela arquiteta Vânia Mendonça Gomes, grandes parceiros da instituição. No mesmo dia, também, será lançada a nova logo da CUFA, desenvolvida pela Propeg, agência do grupo PPG. 

Para inaugurar o  Espaço Cultural Marina Soares Athayde e o seu 17o aniversário em grande estilo, a CUFA preparou uma programação especial. Confira:

29/01 - Quinta-feira, 10:00h  - Inauguração do Espaço Cultural Marina Soares Athayde, com apresentações culturais e inscrições para mais de 30 oficinas , grátis ;

30/01 - Sexta-feira, 20:00h - Hutúz Rap Festival : com show de Ed Rock, do Racionais MCs;

31/01 - Sábado  -  12* Encontro nacional da Cufa Brasil - Inaugurando centro de convenções da instituição.


01/02 - Domingo, 18:00h - Soul+Samba mais convidado especial, encerrando as festividades.

Edi Rock, faz show no dia 30, no Espaço CUFA

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

CUFA Araguari se Reúne Com Prefeito



A Cufa Araguari, através de alguns representantes e seu Coordenador Geral, reuniu neste ultimo dia 17 de dezembro para discutir e deliberar sobre a seguinte pauta:
- Subvençao social para o ano de 2015
- Possibilidade de cessão de um espaço para sede da entidade
- Realização do Reveillon Popular
A turma foi recepcionada na porta do gabinete pelo Prefeito Raul Belém, que deixou todos muito a vontade desde o inicio e foi muito aberto aos anseios solicitados. Após ser explanados os motivos da necessidade da subvenção para o próximo ano para custeio das atividades ele pediu que se formule um ofício expondo os motivos e fundamentando-o com fotos das atividades realizadas no presente ano e que serão realizadas no próximo ano e disse que seria natural o processo de cessão da mesma; com relação a cessão de espaço, a situação é a seguinte: a CUFA tem um terreno doado pela prefeitura, que após um TAC(termo de ajuste de conduta) com o MP(ministério público) ficou estabelecido que no local deveria ser implantada uma URPV(Unidade de Recolhimento de Resíduos Sólidos ou pequenos volumes), assim a proposta é devolver o terreno e a Prefeitura se encarregaria de ceder um espaço para sede da entidade, ao que foi proposto o espaço da Goiás Atlética, que tem um grande salão e uma quadra coberta, atendendo perfeitamente a necessidade das acões empreendidas pela cufa na cidade e também o prefeito prometeu em se empenhar na cessão do espaço; e por ultimo além de autorizar a CUFA a produzir o Reveillon Popular em parceria com a FAEC(Fundação Araguarina de Educação e Cultura) foi autorizado também a realização junto no mesmo evento o Concurso Reinado de Momo, criando assim um clima para a festa momesca iniciado no primeiro dia do ano.


"Quero de público, agradecer ao Prefeito Raul Belém, pela sensibilidade em perceber nossa necessidade e dizer sim a ela, enaltecendo a isonomia na condução de políticas públicas voltadas para a comunidade periférica" ressalta Zulu, Coordenador Geral da CUFA Araguari.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

CUFAs de Araguari e Uberlândia se Reúnem na TV Integração

Representantes da Central Única das Favelas de Uberlândia e Araguari, estiveram ontem na sede da TV Integração, reunidos com o Diretor de Programação da instituição. O objetivo da reunião, foi no sentido de apresentar ao Senhor Rafael Occhi, o calendário de ações a serem realizadas pela CUFA a nível Regional e Estadual no ano de 2015, para possíveis  parcerias com a emissora
Na oportunidade, ficou pré-agendado a realização da 2° Edição do Torneio Integração de Basquete de Rua, que envolverá todo estado com transmissão da emissora. Outros projetos que tende a crescer ainda mais com essa parceria, é o Torneio de Futebol CAPOTÃO e o DOM MORUMBA, ambos voltados ao Esporte.
A realização da LIIBRA- Liga Internacional de Basquete de Rua (Etapa Estadual), o BRADAN- Brasil Break Dance e os projetos #ARuaEnsina da CUFA Uberlândia, bem como as ações da CUFA Monte Carmelo, também foram pautadas.
Em Araguari, a idéia é realizar em parceria com a Rádio Regional, que integra o mesmo grupo de comunicação, o Reveillon Popular na porta do Palácio dos Ferroviários, como primeira ação do ano.
"Como existem muitas pessoas que não tem parentes, outros estão na cidade a trabalho, longe da família e não tem com quem comemorar a data festiva do ano novo, vamos produzir esse evento visando atender essas pessoas que as vezes passam uma noite tão bonita na solidão" diz Zulu, Coordenador Geral da Cufa Araguari.


quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

CUFA Araguari e Moçambique Branco Participam de Seminário em Brasília/DF

Moçambique Branco de Araguari realizando a abertura do Seminário 
Aconteceu em Brasília/DF, com realização da FUNARTE/MINC o Seminário Nacional de Capacitação para Gestores e Comunidades do CEUs, com abertura artística realizada pelo Moçambique Branco de Araguari, no qual o Coordenador Geral da CUFA local é um dos capitães responsável e foi o articulador juntamente com a FAEC - Fundação Araguarina de Educação e Cultura, para que acontecesse a participação de representantes do terno, na citada abertura.
Aproveitando a estadia na capital federal, conforme foto abaixo:
Zulu, Coordenador Geral da CUFA Araguari; Ana Cristina Vanzeller, Ministra Interina da Cultura; Gabriela Rosa, da Associação Cultura Minas; e o Capoeirista Galo, da Ona Rerê


Após foto e conversa informal com a Ministra Interina da Cultura, foi acordado uma audiência para apresentação de projetos culturais oriundos da CUFA Araguari, o que aconteceu um dia após, entre o Coordenador Geral da entidade e a Chefe de Gabinete da Ministra, sendo apresentado o "Projeto Congado Mirim Transformarte" que prevê um ciclo de oficinas artísticas e técnicas para crianças e adolescentes, capacitando-os durante um periodo de 6 meses e após serão realizadas excursões e apresentações do projeto em várias cidades do país.
Coord. de Apoio ADM do MINC Elton Gomes; a Chefe de Gabinete do Ministério da Cultura Angela Inácio e o Coordenador Geral da CUFA Araguari, Mestre Zulu.
"Acredito ter chegado o momento da produção, nunca executamos um projeto com um parceiro a nível federal e com certeza se conseguirmos aprovação será de grande valia inclusive financeira, considerando que será tb uma fonte geradora de renda para vários jovens que participam da entidade de forma voluntária, mas que com certeza se sentirão muito mais valorizados, recebendo pela prestação de seus serviços" diz Zulu, coordenador geral da CUFA Araguari.