A Central Única das Favelas, é uma entidade não Governamental que visa a integração social através da Cultura, do Esporte, da Educação e do Lazer, vem se destacando nos espaços como uma das maiores Redes de Diversidade Sócio Cultural, existente no País há 20 anos foi fundada por jovens das periferias do Rio de Janeiro tendo como um dos fundadores MV Bill.
quarta-feira, 9 de outubro de 2024
Taça das Favelas Nacional Começa Amanhã, com Participação de Peneirado em Araguari
A Taça das Favelas Brasil vai realizar a sua Cerimônia de Lançamento, na próxima quinta-feira, dia 10 de outubro, no Museu do Futebol, na capital paulista, a partir das 11h. No mesmo evento, haverá o Sorteio das Chaves do Favelão 2024 para definir os caminhos da terceira edição do torneio organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela, empresa do Grupo Favela Holding.
O evento contará com a presença de patrocinadores, autoridades, artistas e representantes das seleções estaduais.
Os atletas do masculino, de 14 a 17 anos, vão em busca do troféu Jair da Matta, enquanto as meninas, que podem jogar a partir dos 14 anos, disputarão o troféu Marina Soares Athayde. Ambos homenageados foram cruciais na trajetória da CUFA.
“Um grande projeto que deu certo e está na terceira edição. É uma celebração especial, na qual podemos reunir jovens de todo Brasil e gerar impacto positivo dentro e fora dos gramados. A expectativa é alta para saber qual estado leva o título e vamos descobrir os caminhos que levarão a realização desse sonho no mesmo evento, com o sorteio das chaves”, explicou Geovana Borges, vice-presidente institucional da CUFA.
Serão 12 estados participantes: São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Bahia e Piauí. E cada delegação será composta por equipes masculina e feminina, totalizando mais de 20 seleções.
Desta relação, São Paulo em 2022, e Paraná em 2023, conquistaram o título masculino. No feminino, o Rio de Janeiro tem o bicampeonato.
Ainda no mesmo dia, será realizado o sorteio das chaves que definirá os rumos da competição. As seleções, escolhidas e dirigidas pelos técnicos campeões estaduais, começam a disputar o Favelão no dia 11 de outubro, no Centro Esportivo Vicente Feola, na Vila Manchester, zona leste da capital paulista. Os jogos vão acontecer diariamente no local, com uma folga nos dias 17 e 19, para as disputas das quartas e semifinais.
De Araguari, onde a CUFA realizou a fase regional da competição intitulada 2ª Taça das Favelas Triângulo, o atleta Kauan da Silva foi selecionado para compor a seleção mineira que disputará essa fase nacional. Juntamente com o Professor de Educação Física e coordenador técnico local da Taça, Alexsandro Damas ambos se apresentarão amanha em São Paulo, para a concentração, apoiados através da Lei Bolsa Atleta, concedida pelo município de Araguari, para que atletas possam disputar competições esportivas a nível estadual, nacionel e internacional.
" Sinto falta hoje no futebol brasileiro de jogadores que façam a diferença, que tenham prazer em competir de forma firme, mas agregando; ja fui jogador profissional de futebol e falo da minha experiência. Hoje temos mais do mesmo, cada jogador na sua posição, sem se esforçar muito pelo resultado coletivo e sem isso, não existe honra na vitória. Espero que nosso atleta Kauan se esforce, dê o máximo e consiga atingir suas expectativas, desejo boa sorte e bom futebol" diz Andre Madonna, ex jogador profissional e atual Presidente da Fundação Municipal de Esportes e Paradesportos de Araguari-FAMEP, patrocinadora da ida do atleta para a Taça Nacional.
Kauan da Silva tem 16 anos, mora atualmente em Ituiutaba, mas é natural de Brasilândia de Minas e corre atrás do sonho de se tornar um jogador profissional. Esse ano de 2024, jogando pelo time da comunidade Novo Tempo, o jovem foi vice-campeão da 2ª Taça das Favelas Triângulo. O torneio foi organizado pela Central Única das Favelas – base Araguari e contou com a participação de 320 jogadores/jogadoras de várias cidades da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O Ponta esquerda foi o protagonista de um dos gols do jogo da final, disputado entre Novo Tempo e Gameleira, e onde o último se sagrou campeão .
A final foi transmitida pela Web TV Araguari, e foi disputada na Arena Waldemar Inácio, diante de um público com pouco mais de 1.000 pessoas.
Quando entrou no ramo do futebol, a sua maior expectativa era jogar profissionalmente. “Sempre foi um sonho ser jogador de futebol, e do meu pai também, que sempre me auxiliou e batalhou para me ajudar a chegar nesse sonho.”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário